Hoje vamos dialogAR sobre nossas emoções, nossa saúde emocional e mental! Vocês já perceberam que quando estamos mais estressados ou com sentimentos de raiva, medo, sentimentos negativos em geral, as dores da artrite reumatoide aumentam?
Você sabia que a dor e o medo são os sentimentos mais primitivos, assim como a fome e o frio. Sendo que o medo e a dor, são sofrimentos que o ser humano encontra-se totalmente impotente, os quais ele não tem pleno controle, mas os quais ele precisa aprender a conviver e assim tentar controlar da melhor forma possível sua vida.
Todos nós cuidamos de nossa saúde física não é mesmo? Sempre que precisamos, vamos ao médico, ao fisioterapeuta, ao dentista, ao nutricionista, mas muitos esquecem de cuidar da saúde emocional, que é uma das grandes responsáveis pela piora nos quadros de artrite reumatoide, deixando muitas vezes, de procurar a ajuda de um profissional na área, como um psicólogo.
Devemos procurar cuidar melhor de nossa saúde emocional, pois ela interfere e muito em nosso tratamento da artrite reumatoide, assim como de outras doenças reumáticas. Sabemos que as dores causadas por essas doenças são terríveis e afetam significativamente, o nosso dia à dia, nossas relações interpessoais em casa e no trabalho, nossa auto estima, nosso modo de se relacionar com as pessoas e o mundo, enfim, ela modifica muito nossa rotina diária.
Por isso, muitas vezes temos que modificar e muito nossa vida, causando um estresse e um desgaste emocional, que com o auxílio de uma psicoterapia, seria muito menos desgastante esta mudança de vida e aceitação da doença reumática.
Gostaria de saber de vocês leitores, quais as emoções afetam mais sua doença? E quais os sintomas que vocês acreditam piorar por causa disso? Quero muito poder ajuda-los. Um grande abraço à todos! E podem contar comigo amigos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Situações de estresse e preocupações, principalmente envolvendo problemas familiares, sempre me levam a uma piora do quadro de AR. As dores nas articulações das mãos e lombalgia intensificam-se consideravelmente.
Muitíssimo, as dores são sempre influenciadas por fatores externos, por isso, devemos sempre cuidar da saúde emocional.
Desde que perdir minha Vó e meu pai nesses dois últimos anos, minha dores aumentaram não consegui mas sair das crises
Olá Camila a perda de um ente querido mexe muito com nossas emoções e isso acaba afetando a doença, sugiro a você procurar ajuda psicológica para enfrentar isso.
O processo de luto sempre é muito doloroso emocionalmente falando. Isso gera um grande desgaste físico e emocional, por quem está passando Camila. Seria interessante você procurar uma psicoterapia para te ajudar a passar melhor por esta fase difícil em sua vida. Seria ótimo para você e para suas dores.