if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

E chegaram as festas de final de ano!

Olá pessoal! Chegamos ao final de 2017. E começa a rotina e os preparativos das festas! Mas como sabemos, para nós com artrite reumatoide, assim como para os pacientes com outras doenças reumáticas, temos nossas limitações por causa das dores, da fadiga, das medicações e tratamentos. Precisamos estar conscientes que apesar de tudo, a nossa saúde e o nosso bem estar, devem estar sempre em primeiro lugar. Saber o que podemos ou não comer, beber e fazer; tomar os medicamentos de acordo com a indicação médica, repousar, se hidratar e não fazer nada além do seu limite para simplesmente agradar aos outros.

Infelizmente, as dores, a fadiga, os medicamentos, nos deixam muitas vezes desaminados, “carrancudos”, parecendo estar bravos ou até mesmo tristes, sem coragem de fazer as coisas por causa dos sintomas; dando a impressão para as outras pessoas que você não está gostando de estar ali, com elas, naquele lugar, ou que você não está gostando da festa, enfim.  A maioria das pessoas não entendem, não compreendem, mas muitas vezes é porque elas não sabem o que é a artrite, como são suas dores, seus sintomas. E vamos ser honestos, como ficar tão felizes e sorrir sempre, com tantas dores e fadiga? Bom, nós sabemos nossas limitações e PRECISAMOS aprender a lidar e a conviver com elas da melhor forma possível. Quando aceitamos e reconhecemos que temos limitações, facilita muito nosso dia à dia, pois assim, vamos conseguir procurar formas para nos adaptar a elas, melhorando nosso dia e até mesmo a nossa auto estima.

Não deixe de tomar seus medicamentos prescritos pelo médico por causa das festas, pois isso irá implicar numa piora do seu quadro geral, lhe trazendo muitos transtornos, como dores, fadiga e outros sintomas físicos, que com toda certeza você quer evitar neste momento. Procure descansar ao máximo que puder antes, para garantir que você terá uma melhor disposição e ótimos momentos. Aproveite para conversar com parentes e amigos que não vê há algum tempo, isso lhe trará momentos agradáveis e boas risadas, lhe deixando mais feliz e até mesmo, lhe fazendo “esquecer” um pouco dos inconvenientes causados pela AR. Procure se distanciar de pessoas e coisas que lhe trazem um certo incomodo, para que sua festa seja perfeita.

Que todos nós tenhamos ótimas Festas !

Um Feliz e Abençoado Natal à todos vocês e seus familiares!

E desejo à todos nós, um 2018 maravilhoso, repleto de coisas boas, cheio de conquistas, realizações, vitórias e acima de tudo, com MUITA SAÚDE !

Anúncios

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: