Por que é importante dormir bem?

Dormir de 6 a 8 horas por noite: com certeza você já se deparou com essa recomendação em artigos sobre saúde. Mas será que isso realmente é assim tão necessário? A resposta é sim! Vamos entender por que é importante dormir bem e descobrir mais sobre como o sono influencia nosso bem-estar.

Ter boas noites de sono é essencial para descansarmos o corpo e a mente, de forma a nos recuperarmos para o dia seguinte. Porém, existem muitos outros processos do nosso organismo que são influenciados pelo sono ou pela falta dele. Conheça os principais benefícios que o sono traz para a nossa saúde:

1. COMBATE À OBESIDADE E AO SOBREPESO

Se você está tentando emagrecer e não consegue perder alguns quilinhos mesmo fazendo dieta e exercícios físicos, preste atenção no seu sono. Dormir bem não faz emagrecer por si só, mas dormir mal pode fazer você consumir mais calorias durante o dia.

Isso acontece porque é durante o sono que produzimos a leptina, um hormônio que gera a sensação de saciedade. Além disso, pessoas que sofrem de insônia produzem mais grelina, um hormônio que aumenta a fome e reduz o gasto de energia.

2. FIXAÇÃO DA MEMÓRIA E DOS NOVOS APRENDIZADOS

Durante o sono, o cérebro organiza as informações que estão acumuladas, guardando aquelas que são consideradas importantes e descartando dados desnecessários. É nesse período também que consolidamos aquilo que aprendemos durante o dia.

Isso acontece porque é durante o sono que ocorre a produção de proteínas responsáveis por construir as conexões entre os neurônios, melhorando os processos de memória e aprendizagem.

3. PREVENÇÃO DA PRESSÃO ALTA

Quando dormimos mal ou em quantidade insuficiente, nosso organismo fica em permanente estado de alerta e estresse durante a noite, aumentando assim a concentração de adrenalina na corrente sanguínea. Como consequência, nossa pressão arterial fica mais alta.

Com o tempo, a repetição desses episódios pode fazer com essa elevação se torne permanente, causando a hipertensão.

4. MELHORA DO DESEMPENHO FÍSICO

O hormônio do crescimento, conhecido como GH, é produzido durante noites de sono profundo e sem interrupções – é por isso que as crianças precisam “dormir para crescer”. Quando somos adultos, o GH é responsável por manter o tônus muscular, melhorar o desempenho físico e evitar o acúmulo de gordura.

Assim, dormir bem não é importante apenas para recuperar nosso corpo do cansaço, mas também para permitir que ele tenha uma boa resposta aos exercícios físicos e aos treinos na academia.

5. PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO

A depressão e o sono estão intimamente relacionados. Vários estudos científicos já demonstraram que pessoas que dormem entre 6 a 8 horas por dia apresentam uma melhor qualidade de vida e menos riscos de desenvolver uma depressão.

Pessoas que dormem menos de 6 horas ou mais de 9 horas por noite costumam apresentar índices maiores dessa doença do que o restante da população.

6. SAÚDE DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Um dos principais motivos que explicam por que é importante dormir bem está na saúde do coração e do sistema vascular. O sono insuficiente ou de má qualidade prejudica a produção de hormônios e de outras substâncias no nosso organismo, o que pode favorecer problemas como colesterol alto ou má circulação.

Pessoas que estão em constante privação de sono ou que acordam muitas vezes durante a noite estão mais sujeitas a sofrer ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

7. CONTROLE E PREVENÇÃO DA DIABETES

Dormir mal pode piorar quadros de diabetes e até mesmo favorecer o surgimento dessa doença. Para pacientes diabéticos, o sono de má qualidade pode aumentar a resistência à insulina, causando um aumento dos níveis de glicose no sangue.

Além disso, é durante o sono que o organismo consegue estabilizar a taxa de açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, pessoas que dormem mal podem sofrer alterações no nível de glicose, favorecendo o surgimento da diabetes do tipo 2 (quando o paciente produz pouca insulina ou é resistente a esse hormônio).

8. MELHORA DA CONCENTRAÇÃO E PRODUTIVIDADE

É durante os estágios mais profundos do sono que nosso cérebro se recupera do cansaço e do estresse do dia a dia. Por isso, pessoas que não dormem o suficiente ou que acordam durante a noite costumam ficar menos concentradas e produtivas no dia seguinte.

As consequências disso são dificuldades no trabalho, irritabilidade, fadiga, sonolência diurna, baixa capacidade de concentração e até mesmo um aumento no risco de acidentes, pois o cérebro não consegue ficar alerta como deveria.

Com o tempo, esses sintomas causam uma redução na qualidade de vida da pessoa, tornando-a mais propensa a fazer uso abusivo de álcool e outras drogas, piorando ainda mais o problema.

O QUE É DORMIR BEM?

Embora a recomendação mais comum seja dormir de 6 a 8 horas, a duração ideal de sono varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns indivíduos se sentem plenamente renovados com 6 horas bem dormidas, há quem precise dormir de 9 a 10 horas para se sentir bem.

O mais importante, nesse caso, é descobrir quanto tempo de sono você precisa por dia e procurar respeitá-lo o máximo possível.

Agora que você sabe por que é importante dormir bem, procure valorizar o seu tempo de descanso. Garanta que seu quarto seja um ambiente tranquilo e evite fazer refeições pesadas à noite. Caso você esteja com dificuldades para pegar no sono ou acorde durante a noite, é necessário consultar um clínico geral ou neurologista para identificar as causas do problema.

Fonte: https://medprev.online/por-que-e-importante-dormir-bem/

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: