Obesidade deve ser tratada com a mesma seriedade que a artrite reumatoide

0
135

A obesidade é uma doença que deve ser tratada, com a mesma seriedade que tratamos a artrite reumatoide. Convivo com AR há 15 anos , mas somente depois que eliminei 30 quilos, conheci o que é viver a remissão, sem dores e em monoterapia.

Impacto da Obesidade na Inflamação da Artrite Reumatoide

Com suporte do meu reumatologista e toda uma equipe multidisciplinar, realizei tratamento para emagrecer durante 6 anos. Sem sucesso, em 2018 compartilhamos a decisão e responsabilidade sobre a decisão mais dura da minha jornada de paciente, fiz a cirurgia bariátrica e mudei totalmente a perspectiva sobre a minha qualidade de vida. E agradeço ao meu reumatologista por nunca ter desistido de ser chato, o que eu via como chatice, ele sempre vislumbrou como qualidade de vida e hoje eu posso, afirmar a obesidade foi o maior agravante para o controle da minha artrite reumatoide.

Pacientes com Artrite Reumatoide e obesidade, possuem maior resistência ao sucesso do tratamento medicamentoso e consequentemente experimentam maior dificuldade de alcançar e manter a remissão.

Essa é a semana mundial de conscientização sobre a obesidade, se você está acima do peso, converse com seu reumatologista, ele pode te ajudar a trilhar uma jornada de sucesso no controle da sua obesidade. A obesidade é coisa séria e devemos tratar com respeito.

🦋Sleeve #bariatrica
📆 09/2018 #30kgoff
🚺 92 k IMC: 38.3
🎯 62k

Informações importantes sobre a bariátrica x obesidade em pacientes reumáticos:

A cirurgia bariátrica não é e nunca deve ser a primeira escolha para o emagrecimento, somente devemos pensar nessa alternativa depois de pelo menos 2 anos tentando emagrecer com acompanhamento médico, nutricional – reeducação alimentar e pratica de atividade física.

A obesidade deve fazer parte da conversa e decisões compartilhadas com o reumatologista.

Segundo o Rol de cobertura obrigatória da ANS: os planos de saúde são obrigados a fornecer cobertura completa ao tratamento da cirurgia bariátrica para pessoas com obesidade e IMC acima de 35 e doenças crônicas, como a artrite, artrose, diabetes, hipertensão e depressão, doenças bastante comuns que são agravadas pela obesidade.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.