O papel da nutrição nas doenças autoimunes

Você sofre ou conhece alguém que luta contra uma doença autoimune?

Nos últimos anos temos vivenciado um aumento muito grande dessas doenças no mundo (entre elas a psoríase, lúpus, Crohn, doença celíaca, tireoidite de Hashimoto, retocolite ulcerativa, esclerose múltipla, vitiligo entre várias outras.

✔Vários estudos mostram como diversos gatilhos presentes em nosso estilo de vida, alimentação e contato com substâncias tóxicas, influenciam em nossa microbiota e permeabilidade intestinal, gerando um desequilíbrio em nosso sistema imunológico e a tal quebra da tolerância imunológica que é o ponto de partida para essas doenças.

✔ Precisamos nos conscientizar que o corpo sofre com nossas escolhas, com o stress dessa vida corrida e o reflexo em algum momento aparece em nossa saúde.

Busque ter uma vida mais equilibrada, reduzir o contato com substâncias tóxicas, ter uma alimentação mais colorida e orgânica, cuidar do seu intestino e principalmente respeitar os sinais que seu corpo mostra para cuidar de qualquer desequilíbrio na raiz do problema.

Se você já sofre com sensibilidades alimentares, alterações intestinais, alergias de pele, vive cansado e estressado, ou se já tiver algum início de doença autoimune (ou fator genético para tal), busque logo uma orientação individualizada para tratar e prevenir a evolução para outras doenças mais graves.

➡Diversas doenças autoimunes manifestam sintomas até 10 anos antes do diagnóstico aparecer.

Cuide do seu bem mais precioso: a sua saúde.

#REPOST @drarobertalarica

Roberta Larica
Nutrição Funcional e Integrativa
Nutrição para a vida®

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não me conformei com a opinião de apenas um médico

Comecei a ter sintomas com 36/37 anos, o médico tratava como LER (Lúpus eritematoso sistêmico) que custou o diagnóstico… Depois passei a tomar anti-inflamatórios...

Judicialização da saúde: como usar a Justiça gratuita contra a SUS

A judicialização da saúde é um fenômeno que cresce a cada dia e esse aumento expressivo se deve a algumas situações.  É verdade que as...

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...