Na dor – Gelo ou Calor?

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Lembrando que estou falando de dores musculoesqueléticas hein pessoal!

Muitas vezes a compressinha de gelo ou de água quente são salvadores e adjuvantes nos tratamentos, tanto de dores agudas como de dores crônicas.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, com efeito analgésico e algum efeito anti-inflamatório, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura. Preferível o uso na região articular (na junta) quando inflamada mais agudamente.

Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e principalmente quando a dor é ao redor ou fora da junta. Ela diminui espasmo muscular, contratura, sendo especialmente benéfica na dor nas costas! Quando há alguma contratura muscular na região da articulação (da junta), também podemos aplicar calor pra ajudar a relaxar.

Sempre lembrando de tomar alguns cuidados quando as pessoas forem fazer uso das compressas de gelo e de calor. Principalmente para pacientes diabéticos, com vasculites ou qualquer afecção de nervos por causa da redução da sensibilidade. Temos que estar em alerta na região que for utilizar o gelo ou o calor, verificando se tem a sensibilidade diminuída para que não haja queimadura, além de evitar colocar em feridas abertas.

Vou confessar que quando tô com a coluna travadinha, só mesmo a bolsa de água quente! E você? Curte uma compressinha?

#REPOST @reumatoclara

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