Metotrexato o retorno!

Dia de Metotrexato é sempre uma prévia de como serão os próximos dias: sonolência, irritabilidade,dor de cabeça e mal estar gástrico, são os efeitos colaterais mais relatados, acompanhado é claro da “queda de cabelo”. Um excelente medicamento para a artrite e péssimo para a pessoa. Só quem toma entende!
Essa semana, acompanhamos um relato de uma mãe nas redes sociais, que dizia que seu filho de 1 ano, apresentava intensa irritabilidade após iniciar o MTX, nos solidarizamos com essa mãe e com seu filho. Mas temos sempre que considerar, o impacto dos efeitos colaterais sobre as atividades do dia a dia, se o efeito colateral atrapalha a vida “normal”, devemos sempre compartilhar com o médico, a melhor decisão, considerando que para ter qualidade de vida, o medicamento deve ser “suportável” e os efeitos colaterais, nunca deverão ser superiores a efetividade do medicamento sobre a doença. Se tá pesado, converse com o médico, existe outras opções terapêuticas e o médico vai entender, se não entender, troque de médico, porque aí fica bem complicado.
Completo essa semana a oitava dose de metotrexato com a pequena dose de 3 omprimidos por semana (7,5 mg), o médico diminuiu a dose da prednisona para 5 mg e graças ao mtx, consegui superar com dores menores o intenso mês de junho, onde realizamos vários eventos pelo EncontrAR, tive vários compromissos externos e ainda tive uma semana de provas na faculdade. Os efeitos colaterais são chatos sim, mas conseguir cumprir nossa agenda de compromissos e atividades de vida diária, nos ajuda a levar a vida com mtx de forma mais leve, aliás, aceitar sempre dói menos.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.