terça-feira, novembro 3, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home CONITEC

Medicamento que revolucionou o tratamento da hipertensão pulmonar pode entrar no SUS 

Riociguate está em consulta pública na Conitec até 10 de novembro; Comissão emitiu parecer desfavorável à incorporação

por Priscila Torres
03/11/2026
em CONITEC
Medicamento que revolucionou o tratamento da hipertensão pulmonar pode entrar no SUS 

“O medicamento me ressuscitou, melhorei muito, quase tive uma vida normal”, conta Daniloure Beuting Hort, que convive com hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC), desde 2008. Ela conta que por quase dez anos teve sua vida muito limitada: era cama, oxigênio, inchaços pelo corpo, não conseguia andar e vivia em meio a leitos hospitalares, em recorrentes internações. 

A situação mudou quando ela começou a fazer uso do riociguate, um medicamento oral que trata a HPTEC. “Ele reduz a pressão do pulmão e melhora a condição do coração. É um grande avanço, pois atua em uma proteína que nenhum outro remédio atua, melhorando a sua função. E é a única droga disponível comprovadamente eficaz para HPTEC”, explica Dr. Caio Júlio César dos Santos, professor de pneumologia da Universidade de São Paulo (USP). 

Apesar dos avanços notoriamente comprovados tanto com dados da vida real de pacientes, quanto em estudos científicos, o medicamento ainda não está disponível para tratamento no SUS. A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), órgão responsável por avaliar a inclusão de novos medicamentos e tratamentos, emitiu um parecer desfavorável à inclusão do riociguate. 

O tema está em consulta pública até o dia 10 de novembro. De forma online, qualquer cidadão pode participar e dizer se é favorável ou contrária à inclusão do medicamento no sistema único de saúde (Saiba mais aqui). 

Sobre a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica 

A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) é uma forma de hipertensão pulmonar, que ocorre quando coágulos de sangue não são dissolvidos e deixam um tecido parecido com uma cicatriz nas artérias dos pulmões. Com isso, esse tecido pode estreitar ou bloquear a passagem de sangue. Além de dificultar a circulação nos pulmões, também sobrecarrega o coração que passa a fazer mais força para enviar sangue ao órgão.

Dependendo do caso clínico, o tratamento pode incluir uso de medicamentos específicos e anticoagulantes, como também cirurgias e o uso de oxigênio. Contudo, uma parte dos pacientes não é elegível ao procedimento cirúrgico, pela localização dos coágulos ou outras complicações, como também uma parte deles mesmo após os procedimentos continua com a pressão pulmonar alta. 

“Não há nada disponível que funcione no SUS para este fim, além disso, o tratamento está defasado há 10 anos, quando foi lançado o medicamento”, explica o pneumologista. “O riociguate é eficiente, seguro, a única opção para este tipo de doença e custo-efetiva, de acordo com essa última submissão na Conitec. Ele é a única alternativa de tratamento para os pacientes com HPTEC.”

Atualmente, não há no SUS um medicamento específico para a HPTEC. De acordo com próprio relatório divulgado pela Conitec, atualmente, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) — que determina e orienta a conduta de tratamento da hipertensão pulmonar no SUS — não prevê nenhum medicamento aprovado no sistema público de saúde para pacientes com HPTEC que não podem ser operados ou que continuam com a pressão pulmonar alta mesmo após procedimentos. 

Os demais medicamentos que hoje estão disponíveis no SUS para hipertensão pulmonar, não possuem indicação em bula para o tratamento da HPTEC. 

Sobre o medicamento 

O riociguate é um comprimido para uso via oral, que atua contribuindo para os vasos sanguíneos do pulmão a relaxarem, reduzindo a pressão no órgão. O medicamento contribui para uma melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes: os estudos mostram melhora na capacidade de caminhar e de realizar atividades cotidianas. 

Daniloure compartilhou, durante a 155ª reunião de avaliação do medicamento na Conitec, realizada em 3 de setembro, que sob uso do riociguate ela caminhava mil metros tranquilamente. Sem o medicamento, ela piorou, em suas palavras, 90%. Hoje, já não consegue mais subir três degraus de uma escada sem parar para respirar. O que assusta, nas palavras de seu esposo, é a velocidade da piora. “Esse ano o medicamento foi cortado, faz um mês que estou sem ele (na época, em setembro de 2026). Já comecei a ficar ruim, inchada. Preciso voltar a tomar o medicamento”, conta a paciente. 

O medicamento era recebido mediante ação judicial, contudo, em agosto deste ano, segundo o esposo de Daniloure, o Ministério da Saúde recorreu ao STF alegando falta de eficácia científica comprovada do medicamento. Mesmo diante da melhora expressiva que a paciente desfrutava a partir do uso do medicamento. Hoje, a paciente e seu esposo vivem uma rotina de medo, sem saber como será a qualidade de vida e a dinâmica familiar dos dois em decorrência da ausência do tratamento. 

O que diz a Conitec 

Na análise preliminar, o Comitê de Medicamentos da Comissão “considerou as incertezas sobre os benefícios do medicamento no longo prazo, as limitações das evidências disponíveis, as incertezas da avaliação econômica e o elevado impacto estimado para o orçamento do SUS”, de acordo com o documento divulgado em página oficial.  Segundo a Conitec, o alto valor do medicamento é um ponto a ser considerado. De acordo com o relatório, o impacto aos cofres públicos poderia chegar a mais de R$193,8 milhões. 

Como participar da Consulta Pública Nº 105

A Conitec abriu a Consulta Pública 105 para receber opiniões da sociedade sobre o medicamento riociguate para pacientes com HPTEC. As contribuições podem ser enviadas até 10 de novembro no site da Comissão, onde também estão disponíveis relatórios explicativos sobre o medicamento. Qualquer pessoa pode participar e dizer se é favorável ou contrária à inclusão do medicamento no SUS. Acesse: CP nº 105/2026 – Riociguate para o tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica – CP nº 105/2026 – Consultas Públicas Conitec/SCTIE – Brasil Participativo  

Referências: 

  1. American Lung Association. Chronic thromboembolic pulmonary hypertension (CTEPH) [Internet]. [citado em 27 out. 2026]. Disponível em: https://www.lung.org/lung-health-diseases/lung-disease-lookup/cteph. American Lung Association
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Riociguate para o tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica: relatório para a sociedade nº 760 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2026 set. [citado em 27 out. 2026]. Disponível em: relatório completo. gov.br
  3. Fernandes CJCS, Ota-Arakaki JS, Campos FTAF, Correa RA, Gazzana MB, Jardim CVP, et al. Recomendações para o diagnóstico e tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. J Bras Pneumol. 2020;46(4):e20200204. doi: 10.36416/1806-3756/e20200204. Sumário
  4. 155ª REUNIÃO Ordinária Conitec dia 03/09/2026 – Comitê de Medicamentos – Manhã. [S. l.: s. n.], 2026. 1 vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RtMCUxj4fOI. Acesso em: 29 out. 2026. 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Lúpus: você sabe qual é a sua meta de tratamento?

Relacionado Postagens

Medicamento que revolucionou o tratamento da hipertensão pulmonar pode entrar no SUS

Medicamento que revolucionou o tratamento da hipertensão pulmonar pode entrar no SUS

por Beatriz Libonati
30/10/2026

“O medicamento me ressuscitou, melhorei muito, quase tive uma vida normal”, conta Daniloure Beuting Hort, que convive com hipertensão pulmonar...

Conitec recebe contribuições para quatro consultas públicas sobre tratamentos no SUS

Conitec recebe contribuições para quatro consultas públicas sobre tratamentos no SUS

por Priscila Torres
23/10/2026

Propostas envolvem linfoma de Hodgkin, hipertensão pulmonar tromboembólica crônica, câncer do endométrio e amiloidose hereditária. Prazos terminam em 26 de...

Até amanhã: participe de consultas públicas para novos tratamentos no SUS

Até amanhã: participe de consultas públicas para novos tratamentos no SUS

por Priscila Torres
05/10/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão de assessoramento do Ministério da Saúde,...

Último dia para participar de consultas públicas para novos tratamentos no SUS

Último dia para participar de consultas públicas para novos tratamentos no SUS

por Priscila Torres
23/09/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão de assessoramento do Ministério da Saúde,...

Novas chamadas públicas para a Perspectiva do Paciente estão abertas até o dia 11 de setembro

Novas chamadas públicas para a Perspectiva do Paciente estão abertas até o dia 11 de setembro

por Priscila Torres
11/09/2026

A Perspectiva do Paciente é um espaço destinado à apresentação de relatos de experiência com a condição de saúde e...

Conitec avalia novas tecnologias e Protocolos Clínicos na 155ª Reunião Ordinária

Conitec avalia novas tecnologias e Protocolos Clínicos na 155ª Reunião Ordinária

por Priscila Torres
02/09/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) realiza, entre os dias 2 e 4...

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 77mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d