ReumaBlogs

Já olhou para suas unhas hoje? Estão saudáveis?

Como estão as suas unhas? Aparentemente saudáveis ou apresentam crescimento anormal, descamação, mudanças na cor e até deformação?

É verdade que as unhas indicam problemas de saúde, e neste caso, os sintomas que citei estão associados à psoríase ungueal, um tipo de psoríase que afeta mais as unhas. “Bom, se é um tipo de psoríase que afeta só as unhas, então está tudo bem, né? Isso significa que é um tipo mais brando da doença?” ⠀

A resposta é não. O risco continua o mesmo! ⠀

Assim como os outros tipos de psoríase, a psoríase ungueal também precisa de diagnóstico e tratamento adequados, uma vez que pode evoluir para artrite psoriática. Lembra que falei dela aqui?

Em resumo, a artrite psoriática é caracterizada pela presença das duas doenças, portanto, a pessoa apresenta lesões inflamatórias crônicas, que neste caso são nas unhas; e artrite, inflamações nas articulações que causam dor e rigidez. Para entender melhor, é só voltar alguns posts.

Aliás, o grande problema está exatamente aí. Por não apresentar lesões na pele em si, em alguns casos, e sim nas unhas, a psoríase ungueal não recebe tanta atenção, mas é como eu disse: o risco de complicações continua o mesmo. Sendo assim, o meu recado para hoje é: fique de olho nas unhas. Ao perceber qualquer mudança, procure orientação médica especializada.⠀

Dra. Rebeka Paulo Reumatologista⠀⠀

CRMSP 148245⠀⠀⠀

#REPOST @drarebekapaulo

Artigos Relacionados

Homem pode ter osteoporose?

Priscila Torres

Terapia de reposição hormonal (TRH) e pacientes reumáticas

Priscila Torres

Ergonomia – Como manter a postura adequada trabalhando de casa?

Priscila Torres