ExercitAR Minha Vida com AR

Importância do Pilates para Pacientes com Artrite Reumatoide

Pilates é um tipo de atividade física, que pode ser adaptada a necessidade de cada pessoa, para pacientes reumáticos o pilates pode ser utilizado tanto para fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico, reabilitação ou até mesmo emagrecimento.

Estou postando este vídeo à pedido da @gracaoinho (seguidora no InstaBlogAR) e quero explicar que no pilates as aulas podem ser individuais ou em grupo, desde que começou a pandemia eu sigo apenas com as aulas compartilhadas com minha mãe. Estou há mais de 2 anos e meio praticando pilates, no começo era frequente a impossibilidade de realizar alguns exercícios, mas como a fisioterapeuta vai trabalhando o fortalecimento muscular, respiração, concentração, pouco a pouco vamos avançando.

É importante lembrar que ninguém chega no topo da montanha de uma única vez, assim é a pratica de qualquer atividade física, é preciso ir trabalhando o condicionamento e resistência, é mais importante ainda, não desistir e acreditar que a prática de atividade física regular e contínua é o nosso maior passaporte para a qualidade de vida.

Ah, o pilates é caro sim, mas já fizeram as contas de quanto que um paciente reumático com doença em atividade gasta com analgésico e antiinflamatório?.

Hoje tenho a enorme gratidão de afirmar que sigo em remissão mantida (3 anos), em monoterapia (uso só o biológico Tocilizumabe – 01 injeção subcutânea por semana), sem precisar de nenhuma  dose de dipirona por dia, ou seja, eu não tenho dor. Mas se deixo a atividade física os meus joelhos lembram bravamente que alguns dias atrás, eu tinha sobre eles 30 quilos a mais, e as sequelas da obesidade sobre as articulações são muitas vezes irreversíveis.

🤸Se você parar a artrite para você!

Artigos Relacionados

O quarto ciclo ou último ciclo de Rituximabe

Priscila Torres

Ortopedista indica sete exercícios para fazer em casa e fortalecer a coluna

Priscila Torres

Sentir, viver e ver a AR

Priscila Torres