A Granulomatose de Wegener, hoje chamada de Granulomatose com Poliangeíte (GPA para os íntimos), é descrita como uma vasculite de pequenos vasos.
Ou seja: uma doença autoimune que causa uma inflamação nos vasos de pequeno calibre. Possui até um anticorpo associado: o anticorpo anti-citoplasma de neutrófilo, ou ANCA.
Afeta principalmente vias aéreas superiores, inferiores e os rins.
Nas vias aéreas superiores manifesta-se geralmente como um quadro de sinusite de difícil tratamento, com coriza persistente purulenta ou sanguinolenta, além de obstrução nasal, úlceras orais, nasais e perda do olfato. Em alguns casos podem surgir tumorações nas cavidades oculares.
Nos pulmões a GPA causa inflamações transitórias e leva à formação de nódulos. As inflamações aparecem como “manchas” no raio-x, chamadas de infiltrados, e geralmente o paciente acaba passando por diversos tratamentos seguidos para pneumonia, sem melhora do quadro. É preciso atenção para os nódulos pulmonares, pois eles podem virar cavidades e abrigar bactérias mais perigosas que as usuais!
Nos rins a GPA causa um inflamação comparável à causada pelo Lúpus. Até 20% dos pacientes podem iniciar o quadro com essa inflamação renal, que cursa com sangramento na urina, perda de proteínas e até mesmo insuficiência renal.
É uma doença incomum, de difícil diagnóstico e potencialmente grave.
O tratamento envolve uso de imunossupressores e deve ser conduzido por um Reumatologista!
#REPOST @reumato.izaiasjr
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.