ReumaBlogs

Artrite reumatoide: Qual o tratamento?

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, que até o momento não tem cura, mas com o tratamento adequado, a doença pode ter os sintomas controlados e a pessoa ter uma vida praticamente normal.

O objetivo do tratamento é o de controlar totalmente a doença e suas consequências como as deformidades articulares.

O acompanhamento com o reumatologista deve ser contínuo, para que o tratamento possa ser ajustado conforme a resposta de cada paciente. Os medicamentos que controlam a doença são os que regulam essa autoimunidade exagerada, diminuindo a inflamação e suas consequências para as juntas e outros órgãos.

Sabe-se que quanto antes iniciado o uso de medicamentos específicos, maior e melhor é a resposta. No entanto, tratando em qualquer momento consegue-se melhorar significativamente a inflamação e, portanto, a qualidade de vida do paciente.

Os medicamentos específicos são seguros para uso a longo prazo e os possíveis efeitos colaterais devem ser prevenidos ou controlados durante as consultas. Após o controle adequado da doença, é necessário manter o tratamento específico por um tempo prolongado.

Em alguns casos, é possível diminuir ou até suspender os medicamentos. Essa decisão será avaliada cautelosamente pelo seu reumatologista que, mesmo no caso de suspensão das medicações, deverá continuar o acompanhamento, fazendo reavaliações clínicas e com exames complementares regularmente para detectar possíveis recaídas da doença.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Para mais informações sobre a doença, e se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato através das minhas redes sociais ou através do site

#REPOST @drguilhermetresreumatologista

Artigos Relacionados

Rigidez Articular

Priscila Torres

FAN positivo! Devo me preocupar?

Priscila Torres

Artrite psoriásica: A grande imitadora – Episódio 3

Priscila Torres