ReumaBlogs

Formigamento na mão e síndrome túnel do carpo

“Minha mão fica formigando!”, foi a queixa da Marina.

Ela me contou que alguns dedos ficam formigando e que já acordou algumas vezes com essa sensação.

A síndrome do túnel do carpo atinge mais as mulheres que os homens e em geral mais comum após os 50 anos.

O nervo mediano, que inerva a palma da nossa mão, fica inflamado e espremidinho no que chamamos de túnel do carpo.

Esse túnel é um lugar no punho, onde passam os tendões dos músculos que fecham nossos dedos e o nervo mediano. Pra essa galera toda ficar organizada, cada um no seu lugarzinho e dividir o espaço com os ossos e vasos sanguíneos tem tipo uma “silver tape” que abraça todo mundo.

Quando o nervo tá espessado, ele não tem onde se aliviar porque tem essa silver tape em volta; aí começam os sintomas dessa neuropatia.

A palma da mão formiga, do polegar até a metade de do dedo anular. Pode dar choquinho, formiguinha, pontada. A dor pode caminhar do punho pro cotovelo e braço.

Geralmente a dor piora a noite e alivia com movimentos de sacudir as mãos!

É muito mais comum em pacientes que tenham algum doença na articulação, tipo artrite reumatoide, artrose. E também em paciente com alterações hormonais, como por exemplo gestação, pós menopausa ou hipotireoidismo.

O tratamento inicialmente é clínico, com medicamentos e órtese. Depois, a infiltração pode ser bem vinda. Se ainda assim não der certo, há a opção de cirurgia que é feita pelo ortopedista.

Conhece alguém com síndrome do túnel do carpo?

#REPOST @lorenza.silverio

Related posts

Doenças reumáticas X Queda de cabelo

Priscila Torres

Entesite: Direto aponto!

Priscila Torres

Síndrome das Pernas Inquietas

Priscila Torres
Loading...