ReumaBlogs

FAN positivo! Devo me preocupar?

Se você fez o exame do FAN e veio positivo, calma! Não entre em pânico. Apenas o FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de uma doença autoimune! Ele é uma peça importante no quebra-cabeça do diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.

Muitas vezes o FAN é solicitado indiscriminadamente na prática clínica. E frequentemente, diante de um resultado positivo o paciente é prontamente taxado como portador de “reumatismo” ou “lúpus”.

Então vamos esclarecer alguns conceitos básicos:

• O FAN (Fator Antinuclear) é um exame laboratorial útil no rastreamento de autoanticorpos, presentes em diversas doenças autoimunes, como lúpus, síndrome de Sjögren e esclerodermia

• Mas a positividade do teste isoladamente não determina a presença desse tipo de doença. O FAN costuma ser positivo em 10% a 20% da população normal e sua ocorrência pode aumentar diante do uso de certos medicamentos, idade avançada, doenças infecciosas e neoplasias.

• A solicitação deste exame deve ser criteriosa e a valorização do resultado depende do contexto clínico! Ou seja, além de analisarmos os sinais e sintomas do paciente, precisamos literalmente interpretar o exame, considerando a titulação (quantas vezes foi necessário diluir), quanto mais alto o título mais significativo, e o padrão, que ajuda a diferenciar entre os possíveis autoanticorpos presentes.

Ter apenas um FAN positivo não significa que você tem uma doença autoimune, portanto, não se preocupe! Mas e se o meu “FAN positivo” significar que eu estou doente? O reumatologista estará apto para uma avaliação completa!

#REPOST @dravivianemachicado

Related posts

Dores nos pés – Joanetes

Dr. von Mühlen

Em tempos de covid, porque vacina da gripe?

Priscila Torres

ReumaLive: Reumatologista e paciente explicam a segurança em manter o tratamento das doenças reumáticas na pandemia


Priscila Torres
Loading...