Artrite Reumatoide Falta de Medicamentos Pesquisas sobre Espondilite Anquilosante

Falta remédio para artrite na farmácia de alto custo em SP

Administradora Magali Bartolomeu, 55 anos, de Guarulhos (Grande SP), conta que está há mais de um mês sem tomar o medicamento tocilizumabe (actemra), usado para o tratamento de artrite reumatoide.

Segundo a leitora, desde 16 de setembro, não há mais o remédio na Farmácia de Alto Custo, do Governo do Estado de São Paulo.

“Já estou sentindo dores por todo o corpo, inflamação nas juntas e dificuldades nos movimentos. Preciso tomar o remédio.”

O medicamento, que custa até R$ 6.000, é oferecido aos pacientes numa caixa com sete ampolas. Magali conta que há dez anos toma o tocilizumabe. “Estive em 16 de setembro na farmácia, passei pela triagem e, depois de uma hora de espera, fui informada de que não havia o medicamento nem previsão.”

Ministério promete entrega

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a responsabilidade de aquisição e distribuição do medicamento tocilizumabe é do Ministério da Saúde e que, nos últimos meses, o envio pelo órgão federal para SP tem sido irregular e em quantidades insuficientes, impactando na redistribuição. Para o 4º trimestre foram solicitadas 59.712 unidades, mas entregue apenas 7% do total.

O Ministério da Saúde afirma que entregou todo quantitativo aprovado para o estado de São Paulo nos três primeiros trimestres. Para o 4º trimestre, apesar de a secretaria estadual ter solicitado 59.712 unidades, só ficou comprovada, pela lista de pacientes, a necessidade de 44.955 unidades, que foram aprovadas pelo ministério. Do total, 2.997 frascos ampolas já foram entregues. Para esta semana está prevista a entrega de 41.958 unidades.

Fonte: Folha uol

Artigos Relacionados

Emoções negativas e artrite reumatoide: qual é a relação?

Priscila Torres

Depressão, distúrbios do sono e artrite reumatoide

Priscila Torres

Espondilite Anquilosante uma prima da Artrite Reumatoide

Professor Samuel Oliveira
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));