Fui diagnosticada com artrite reumatoide e os medicamentos prescritos pelo meu médico reumatologista não surtiram efeito, por isso foi trocado para a medicação Leflunomida. O processo para receber esse remédio na farmácia de alto custo, foi deferido ,mas não tem o Leflunomida na Secretaria de Saúde aqui de Uberlândia/MG.
Relato de K.C.R, paciente com AR, que aguarda o fornecimento da primeira dose de Leflunomida em Minas Gerais.
Leflunomida é um medicamento fornecido pela farmácia de alto custo, que é comprado pelo Ministério da Saúde. Conforme publicamos no #BlogAR:
https://n8qhg.app.goo.gl/R7B6, em Dezembro de 2020, o Ministério nos informou que “a distribuição para atendimento ao 4º trimestre de 2020 estava em atraso, uma vez que o fornecedor Leflunomida alega dificuldades logísticas em virtude da crise sanitária mundial relacionada à Covid-19. O laboratório sinalizou a capacidade de entregar o medicamento ainda na 1º quinzena de dezembro/2020, sendo assim haverá regularização do atendimento da programação para o 4º trimestre de 2020. Informa-se, ainda, que as entregas usualmente são efetuadas às SES pelas empresas contratadas pelo Ministério da Saúde. O quantitativo distribuído para as Unidades Federativas (UF) ao longo de 2020 está detalhado no Quadro 1.”
No entanto, até hoje, 08 de janeiro de 2021, os pacientes que aguardam a regularização do fornecimento, ainda não receberam o medicamento leflunomida nas farmácias de alto custo de todas as regiões do Brasil. Estamos enviando novos questionamentos por meio do Portal de Acesso a Informação para o Ministério da Saúde.
Se você está sem receber medicamentos, da farmácia de alto custo, faça a sua denúncia preenchendo o formulário online neste link: https://n8qhg.app.goo.gl/QEE7
Create your own user feedback survey
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.