Venho abordando aqui no meu feed sobre corticoides, um tema muito frequente na vida de pacientes reumatológicos e que traz uma infinidade de dúvidas e insegurança. E que está dando o que falar…. Por isso, resolvi fazer um especial sobre o tema, procurando esclarecer alguns pontos importantes para quem depende tanto desse medicamento.
Para começar, quero explicar o que é e como funciona esse remédio. De ação anti-inflamatória e imunossupressora, é um derivado sintético de um dos principais hormônios produzidos pelo nosso corpo, o cortisol, cuja função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. O corticoide tem esse efeito potencializado e, por isso, é um grande aliado no controle da dor.
Existem em diversos formatos como cremes, loções, comprimidos, injetáveis, colírios e sprays.
Suas principais indicações são para o tratamento de processos inflamatórios agudos e doenças crônicas como asma, alergias, esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatoide, vasculites, entre várias outras, e também é utilizado em pacientes transplantados e com câncer.
É um remédio muito útil, sem dúvida alguma, e sua descoberta revolucionou a vida de médicos e pacientes. Porém, nem tudo são flores na vida do nosso ´amigo´ corticoide. Mas isso é assunto para o próximo post!
Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ
Consultório em Ipanema: (21) 4111-4879
#REPOST @reumato.phd
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.