ReumaBlogs

Entenda o que é vasculite

Busquei a melhor maneira de te fazer entender sobre esse assunto.

Vasculite significa: inflamação de vasos (veias, artérias).

É um termo amplo usado para se referir a um grupo de doenças bem diferentes( do mesmo jeito que virose é um grupo de doenças causadas por vírus).

Nós temos vasos de todos os calibres, dos mais finos aos mais grossos e as doenças vão agir inflamando esses vasos e, a depender, de qual calibre e qual local for atingido se manifestará um tipo de doença.

E aí quando a parede do vaso fica inflamada aumenta a chance de trombose, ou seja do vaso “entupir ou estreitar” e parar de passar sangue. Também pode ocorrer hemorragia por rompimento desse vaso e formação de aneurismas pela fragilidade da parede do vaso causando dilatação e risco de rotura.

Vários órgãos podem ser atingidos como pulmões, cérebro, coração, rins e claro, a própria pele.

E não pense que só existe Vasculite causadas por doenças reumatológicas não, podemos ter causadas por infecções, neoplasias, medicações, etc.

E como tudo depende do vaso que vai ser afetado, o paciente apresenta os mais variados sintomas desde febre, mal estar, artralgia, mialgia até lesões cutâneas, dor de cabeça, cegueira, infarto, mudança da cor dos dedos e até mesmo necrose.

As vasculites podem ser primárias quando o foco principal é a inflamação dos vasos, ou secundária a doenças como lúpus, artrite reumatóide e sjogren.

O tratamento varia com o tipo e gravidade do acometimento, geralmente precisamos usar corticóides e imunossupressores. Algumas doenças podem desaparecer rapidamente e outras perdurarem mais tempo. O acompanhamento reumatológico é fundamental!

Ficou mais fácil de entender? Agora você já sabe quando aparece aquele vermelhão e o seu reumato fala: ”Pode ser lesão vasculítica.”

Se você já passou por isso ou conhece alguém, salva e compartilha esse post!

#REPOST @dicasdareumato

Related posts

O Rim Lúpico – O que ele quer te dizer?

Priscila Torres

Dactilite ou “dedo em salsicha”

Priscila Torres

ReumaLive: Reumatologista e paciente explicam a segurança em manter o tratamento das doenças reumáticas na pandemia


Priscila Torres
Loading...