ReumaBlogs

É possível ter artrite artrose ao mesmo tempo?

A resposta é sim!
Vamos aos conceitos: o termo ARTRITE se refere ao processo inflamatório da articulação e pode ocorrer em inúmeras condições reumáticas, sendo a Artrite Reumatoide a mais conhecida delas, doença crônica autoimune que atinge diversas articulações ao mesmo tempo.

O termo ARTROSE (osteoartrose ou osteoartrite) se refere a uma doença articular degenerativa que ocorre em geral após os 50 anos, em uma ou poucas articulações, por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como: sobrecarga mecânica (peso), alterações bioquímicas da cartilagem e fatores genéticos.

Com a maior compreensão do processo, hoje prefere-se o termo OSTEOARTRITE em vez de OSTEOARTROSE, pois sabemos que existe também um um processo inflamatório nesses casos e que isso contribui para os sintomas que a pessoa apresenta e também para a deterioração mais rápida da articulação acometida.

A Osteoartrite (osteoartrose) pode ser primária (multifatorial como disse acima) ou secundária a outras doenças reumáticas que inflamam as articulações como Artrite Reumatoide e Espondiloartrites.

Esses pacientes tem muito mais chance de evoluir para um importante desgaste articular e a osteoartrite avançada pode ser uma das sequelas da doença.

Por esse motivo: procure sempre o reumatologista para diagnosticar e tratar corretamente as condições inflamatórias das articulações!

#REPOST @reumatologistasalvador

Related posts

Não é fácil conviver com DOR sem um diagnóstico correto

Priscila Torres

FAN Positivo – O que significa?

Priscila Torres

Formigamento na mão e síndrome túnel do carpo

Priscila Torres
Loading...