Se você sente que a dor nas pernas é seu ponto fraco, uma novidade pode ajudar: é o Sportllux, equipamento de uso domiciliar que conta com LEDs vermelho e infravermelho. O dispositivo usa a tecnologia LLLT – Low Level Light Therapy (Terapia com Luz de Baixa Potência) para ação analgésica e anti-inflamatória, com benefício para dores musculares e lesões osteoarticulares.
De acordo com estudo publicado no Journal Of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, a tecnologia LLLT, no caso das dores musculares, atrasa significativamente o desenvolvimento da fadiga muscular e “pode ter um efeito protetor sobre o desenvolvimento da isquemia muscular e do dano muscular induzido pelo exercício”. Segundo o angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, há um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. “O ATP auxilia na contração muscular e o óxido nítrico tem efeito analgésico, por isso essa tecnologia é tão interessante para atletas profissionais e amadores”, afirma o médico. Além disso, o dispositivo também pode ser utilizado para câimbras, lombalgias, fibromialgias, reumatismo, fadiga muscular, redução de edema, tendinites, artrites, artroses, bursites, síndrome do túnel do carpo, pós-operatório, dores neurológicas e ação anti-inflamatória local.
Victor Oliveira explica que Sportllux trabalha com luzes nas faixas de 660nm (vermelho) e 850nm (infravermelho) com tecnologia completamente segura, em um dispositivo leve e de fácil operação. “Se utilizado corretamente, o aparelho é capaz até de aliviar a dor crônica e aguda”, afirma. O home device está disponível em duas versões: Sportllux Arm (18 emissores do LED vermelho e 18 emissores de LED infravermelho) e Sportllux Back (36 LEDS vermelhos e 36 infravermelhos).
Modos de uso — Quanto ao modo de uso, o produto deve ser confortavelmente posicionado no local de aplicação, sendo mantido na mesma posição durante toda a sessão. Podendo ser usado pré ou pós-exercício ou para lesões, são três protocolos:
Para lesões: duas sessões seguidas (total de 20 min) duas vezes ao dia, com ação analgésica e anti-inflamatória no caso de lesões osteoarticulares.
Antes da atividade física: uma sessão (total de 10 min) pré-treino para preparar o músculo para a atividade física. Benefícios: melhora da microcirculação local, do fluxo linfático e auxílio na modulação do estresse oxidativo;
Após a atividade física: duas sessões seguidas (total de 20 min) pós-treino para acelerar a remoção de ácido lático, diminuir a fadiga muscular, aliviar a dor crônica e aguda;
Fonte: A COSMEDICAL
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.