ReumaBlogs

Doença mista do tecido conjuntivo

Essa geralmente é a reação do paciente quando falo esse diagnóstico: “é o quê, Dra?”😳

A DMTC (sigla que usamos para essa doença) é uma patologia rara que envolve sintomas de outras doenças como o Lúpus, Artrite Reumatóide, Dermato e Polimiosite e Esclerose Sistêmica.

Um dos sintomas mais comuns é o Fenômeno de Raynaud (veja a última foto desse post) que é a alteração na cor dos dedos quando expostos ao frio( essa alteração é uma das mais frequentes!!).

Pode ocorrer artrite, inflamação nos músculos (miosite) causando fraqueza nos braços e pernas. O paciente também pode apresentar espessamento da pele, assim como encontramos na esclerodermia, e edema das mãos. Uma das alterações pulmonares mais importantes é a hipertensão pulmonar,ela pode ser grave e incapacitante levando a episódios de cansaço respiratório e até ao óbito. Os rins dificilmente são acometidos.

Além da avaliação clínica precisamos do anticorpo ANTI RNP positivo em altos títulos para fechar o diagnóstico. No início da doença, pode ser difícil chegar ao diagnóstico e o reumatologista vai precisar acompanhar o paciente por um tempo até que os sintomas vão surgindo.

A DMTC não é apenas uma mistura de doenças, ela é uma doença única com características bem definidas.
O tratamento varia de acordo com a gravidade e os órgãos acometidos pela doença.

A Reumatologia sempre nos surpreende né? Você já conhecia essa doença? Compartilha essas informações com mais alguém que vai gostar de saber.

Related posts

Você toma sua medicação corretamente?

Priscila Torres

Doenças Reumáticas e amamentação – O que você precisa saber!

Priscila Torres

3 fake news sobre a fibromialgia

Priscila Torres
Loading...