fbpx

Diminuindo as dores articulares sem medicamentos

Diminuindo as dores articulares sem medicamentos 

Mova-se – É a regra de ouro comum em saúde : Quanto mais você se move, menos rigidez você terá. Se você está lendo, trabalhando ou assistindo TV mude as posições frequentemente.

Mova-se com segurança – Quando for fazer qualquer atividade física, faça com segurança utilize equipamentos e acessórios recomendados.

Mantenha o peso ideal para sua altura – O seu peso afeta a tensão em seu quadril, joelhos e costas. Perder mesmo que pouco peso pode ajudar. Cada quilo que você perde leva 4 quilos de pressão nos joelhos durante uma atividade. Pergunte ao seu médico qual é a melhor maneira para iniciar.

Não se alongue antes de aquecer – Exercícios de flexibilidade/alongamento é indicado mas não o faça antes de aquecer. Tente alongar diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Faça um aquecimento leve em primeiro lugar, como caminhar por 10 minutos, para soltar as articulações, ligamentos e tendões.

Atividade de baixo impacto é indicado – O exercício é indicado e as melhores opções são atividades que não sobrecarregue suas articulações, como caminhar, andar de bicicleta, natação e treinamento de força.

Musculação – Ficar mais forte pode ajudar os músculos a absorver melhor o impacto. Um professor de educação física que conheça sua doença  pode ajudar melhor e com segurança nessa atividade. Se você tem problemas nas articulações, evite, movimentos repetitivos rápidos.

Trabalhe o core – Músculos das costas, abdominal e pélvis mais fortes ajuda no seu equilíbrio, assim você ficará menos propensos a cair ou se machucar. Nesse sentido, pilates e yoga são excelentes opções de exercícios.

Conheça seus limites – É normal ter alguns músculos doloridos depois de exercícios é a dor muscular tardia (DMT). Mas se essa dor permanecer por mais de 48 horas, você pode ter exagerado no exercício.

Coma alimentos ricos em ômega-3 – Se você tem dores articulares causadas por uma doença reumática comer mais peixes  típicos de água fria como salmão e cavala são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, linhaça e outros vegetais ricos em ômega-3 também pode ajudar a manter articulações saudáveis, se não gosta desses alimentos consuma ômega-3 em cápsulas.

Ossos fortes – Cálcio e vitamina D pode ajudar a fortalecer. Os produtos lácteos são as melhores fontes de cálcio, mas outras opções são verdes, vegetais folhosos, como brócolis e couve. Se você não consome esses alimentos converse com seu médico para indicar suplementação. Tome sol nos horários indicados com segurança e caso necessário seu reumatologista pode indicar suplementação da mesma.

Postura – Levante-se e sente-se olhando para frente para proteger as articulações ao caminhar olhe para frente não deixe os ombros caídos. Natação também pode ajudar.

Esvazie sua bolsa – Considere o impacto sobre as suas articulações quando for organizar sua bolsa. Carregue as sacolas em seus braços, em vez de levar com as mãos para deixar seus músculos maiores ajudar a carregar o peso e diminuir a sobrecarga articular.

Gelo –  Analgésico gratuito. Ela entorpece a dor e alivia o inchaço. Se você tem uma articulação  inflamada, aplique uma compressa fria ou gelo envolto em uma toalha. Deixe-o em de 20 minutos a uma hora. Você também pode tentar um saco de legumes congelados envolto em uma toalha. Nunca aplique gelo diretamente para a sua pele.

Fonte: Espondilite Brasil 

Print Friendly, PDF & Email
Professor Samuel Oliveira

Professor Samuel Oliveira

Educador físico, especializado em atividade física para grupos especias, especialmente reumáticos, atividade aquática. Produtor textual na área de reumatologia.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 121mil outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.