7 benefícios importantes da cúrcuma para a saúde

A cúrcuma (igualmente conhecida como açafrão-da-terra) é uma raiz muito semelhante ao gengibre, com sabor amargo e aroma agradável. O seu uso na cozinha é muito versátil, uma vez que suas características servem para adicionar cor, sabor e aromas à gastronomia. Ela é nativa da Índia, mas tem sido amplamente utilizada nos últimos anos na América Latina.

Mas essa raiz não é usada apenas para preparar pratos deliciosos: ela igualmente tem múltiplos usos para a saúde. Por isso, ela está dentro da classe de alimentos que servem como medicamentos naturais por ter vitaminas e nutrientes importantes para o corpo, incluindo vitaminas C, E e K, proteínas, sódio, magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Abaixo, mostramos os 7 benefícios dessa raiz mundialmente conhecida como especiaria gastronômica:

1. É um anti-inflamatório natural

Ela serve para prevenir a dor na garganta, eliminando as bactérias que causam inflamação. Outro uso como anti-inflamatório é para doenças vasculares como mal de Alzheimer e problemas de memória, uma vez que ela permite que o sangue circule corretamente e transporte oxigênio para o cérebro. A cúrcuma igualmente possui benefícios antissépticos e antioxidantes. Seus benefícios atuam contra doenças como artrite, lesões, entorses musculares, osteoartrite e artrite reumatoide.

2. É um estimulante natural do cérebro

A cúrcuma estimula a serotonina e a dopamina, os neurotransmissores responsáveis ​​pela regulação das emoções e do humor, de modo que seu uso na medicina natural ajuda a combater problemas como depressão e vícios.

3. Atua como um expectorante

Essa raiz é ideal para combater doenças respiratórias, como a bronquite, e desconfortos digestivos, como cólicas, dor de estômago, perda de apetite, mau hálito, indigestão e constipação. Deve ser tomada na forma de infusões ou chá.

4. Para preparar produtos cosméticos

O seu uso igualmente se estende para fins cosméticos: com ela, você pode preparar uma máscara misturada com mel, canela e azeite para firmar e esfoliar a pele. Ela ajuda na produção de colágeno, na hidratação e na eliminação das células mortas.

5. Auxilia na cicatrização

Outro propósito estético é que ela serve para curar feridas, clarear manchas na pele e melhorar a acne. Neste caso, ela igualmente é aplicada como uma máscara facial misturada com suco de limão.

6. Ajuda a combater o diabetes

Ela tem efeitos positivos contra o diabetes, uma vez que seu consumo fortalece o sistema imunológico e regula os níveis de insulina. Da mesma forma, ajuda a combater diferentes vírus ou infecções que podem aparecer devido ao diabetes.

7. Controla os níveis de triglicerídeos e de colesterol no sangue

É um regulador de triglicerídeos e colesterol, uma vez que suas propriedades ajudam o corpo a evitar a acumulação de gorduras, o que, por sua vez, permite manter o controle no peso.

Como você pode ver, o consumo dessa raiz na medicina natural é bem diversificado. Nos casos estéticos, ela funciona como uma máscara ao ser misturada com outros elementos, mas igualmente pode aliviar sintomas e prevenir doenças por meio de uso comum, como ao ser adicionada a pratos, sopas e bebidas, entre outros.

Agora que você sabe disso, não pense duas vezes quando você for ao supermercado ou à loja de especiarias para comprar essa magnífica planta, seja raiz ou em pó.

Fonte: https://boainformacao.com.br/2018/01/7-beneficios-importantes-da-curcuma-para-a-saude/

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));