Bio-Manguinhos Infliximabe – entenda a mudança na caixa do Infliximabe fornecido pelo SUS

O medicamento fornecido agora se chama Bio-Manguinhos Infliximabe, o único medicamento do SUS com a caixa fora do padrão nacional 

Os pacientes que recebem o medicamento biológico “infliximabe” por meio das unidades da farmácia de alto custo do SUS, observaram que a caixa está diferente, dando início a uma série de dúvidas. Após contato com o Ministério da Saúde, fomos informados que todos os medicamentos biológicos “infliximabe” fornecidos por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conhecido como a “farmácia de alto custo”, passam a ser da marca “Bio-Manguinhos Infliximabe”.

Exemplo de dúvidas dos pacientes

Entenda o Bio-Manguinhos Infliximabe

Em 2015, a Janssen-Cilag perdeu o direito de produção com exclusividade da molécula infliximabe, registrada pela marca “Remicade”, foi estabelecida então uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), traduzindo, o dono da marca Remicade, que é a Janssen-Cilag vai transferir a tecnologia para a Bio-Manguinhos/Fiocruz e após a transferência (que ainda vai demorar para ser finalizada), a produção que hoje acontece fora do Brasil, será toda realizada no Brasil.

Enquanto isso…

O medicamento Bio-Manguinhos Infliximabe, esta sendo produzido pela Janssen-Cilag e rotulado (frasco e caixa), pela Bio-Manguinhos/Fiocruz, sendo o mesmo medicamento, mas com caixa diferente de todos os demais medicamentos fornecidos pelo SUS, que tem suas caixas padronizadas pelo Manual de Identidade de Medicamentos (RDC nº 57/2014), a famosa “caixa verde”.

Procuramos entender, os motivos da caixa diferente, e o Ministério da Saúde (CEAF/DAF/SCTIE), informa que a Bio-Manguinhos alega que essa caixa e identificação “é uma grande proteção para o paciente”.

Está disponível no Brasil três marcas de infliximabe, o Remicade um biológico originador, a primeira versão biossimilar, registrado como Remsima e produzido pela Pfizer e a primeira PDP em fase de transferência para a produção nacional, denominado Bio-Manguinhos Infliximabe.

Suporte ao paciente
Os usuários de Bio-Manguinhos Infliximabe, são atendidos pelo Programa Essencial administrado pela Janssen-Cilag, que orienta sobre os locais onde pode ser realizada a infusão, fornece ainda bolsa térmica e gelox para o transporte e materiais informativos. O paciente pode se cadastrar por meio do telefone 0800-774-4300 e deve ter em mãos os documentos pessoais e receita médica.

Os pacientes devem estar envolvidos com o seu tratamento medicamentoso, procurando saber o que estão recebendo, buscando informações sobre as mudanças e compartilhando todas as decisões com o médico reumatologista.

Os questionamentos enviados por meio do Serviços de Informações ao Cidadão (e-SIC), podem ser consultados em http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/ – escrevendo no buscador Infliximabe da Biomanguinhos
Protocolo: 25820006668201794

Enquanto pacientes, esperamos que todo fabricante de medicamento no Brasil tenha o direito de personalizar suas caixas e levar o nome de sua marca antes do nome do medicamento (genérico ou biossimilar), dessa forma seria mais fácil identificar e lembra o nome e fabricante do medicamento que estamos utilizando.

Entenda o que são medicamentos biológicos e biossimilares 

Entenda a diferença entre medicamentos biossimilares e medicamentos genéricos

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: