Os corticoides têm efeitos em diversas doenças diferentes e estudos mostram benefício até nos casos graves de COVID-19, porém nunca sem acrescentar riscos.
Muitas das doenças reumatológicas ainda são tratadas com corticoides , porém seu uso é como uma faca de dois gumes; por um lado AJUDAM NO ALÍVIO DOS SINTOMAS, mas por outro LEVAM A DIVERSOS EFEITOS COLATERAIS indesejados.
⠀
A lista de efeitos adversos não caberia nesse post, mas vou citar os principais: ganho de peso, estrias, aumento da pressão arterial, aumento da glicose, aumento do colesterol, arritmias, osteoporose, catarata, glaucoma, fraqueza muscular, alterações da memória e etc.
⠀
Com o avanço da medicina, surgiram medicações com efeitos melhores, mais prolongados e sem tantos efeitos colaterais, mas nem sempre com um alívio tão rápido dos sintomas como os corticoides.
⠀
O lema atual para uso dos corticoide é: USE NA MENOR DOSE POSSÍVEL E PELO MENOR TEMPO POSSÍVEL, servindo como “ponte” para alívio dos sintomas até que outros tratamentos sem tantos efeitos colaterais possam fazer efeito.
⠀
Se você, ou alguém que você conhece, está frequentemente precisando tomar corticoides, isso é sinal de que A CAUSA DOS SINTOMAS NÃO ESTÁ SENDO TRATADA ADEQUADAMENTE e tomar corticoide até pode aliviar, mas não está tratando a causa do problema e está, com certeza, trazendo efeitos colaterais, que às vezes serão percebidos apenas depois de algum tempo.
⠀
Caso esteja precisando tomar corticoides frequentemente ou continuamente, agende uma consulta com seu reumatologista para avaliar o porquê disso e tratar corretamente a causa do problema.
⠀
⠀
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
#REPOST@drguilhermetresreumatologista
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.