Café e metotrexato – esta ou não Liberado?

0
78

Hoje eu trouxe para vocês 4 artigos que retratam exatamente o dilema sobre o consumo de café e o uso do Metotrexato (MTX). Afinal, para quem usa o Metotrexato o café está ou não liberado?

Vamos lá, primeiramente é preciso entender que a cafeína é um tipo de Metilxantina que pode reverter o efeito do Metotrexato por atuar como antagonista do receptor de adenosina.

Em 2001, um artigo apresentado na Sociedade Britânica de Reumatologia, onde 91 pacientes tratados com MTX foram entrevistados, foi sugerido que a cafeína interferia na eficácia do MTX.

Posteriormente, em 2003, um estudo sugeriu que apenas a ingesta superior a 180 mg/dia poderia interferir na eficácia do MTX.

Já em 2006, uma análise com 200 pacientes com Artrite Reumatóide (AR) em uso de MTX evidenciou que a ingestão de cafeína mesmo naqueles que tomaram altas doses de café não afetou a eficácia do MTX nem a atividade da AR ao longo do tempo.

Em 2019, um estudo com 410 pacientes, sendo 396 com AR, 4 com Espondiloartrite e 10 com colagenoses (Lupus, Sjogren ) mostrou que a cafeína reduz a intolerância ao MTX nesses pacientes.

Mais recentemente, em outubro de 2020, um novo estudo com 90 pacientes com AR reforçou os efeitos benéficos do uso da cafeína na redução da náusea, vômitos, dor abdominal, etc relacionados ao MTX.

Nesse estudo os pacientes foram orientados a tomar 1 a 1 e meia colher de chá de café instantâneo (contendo cerca de 30-45 mg de cafeína ) em 3 tomadas sincronizadas a tomada semanal do MTX. Após 3 meses, 80 % dos pacientes com intolerância grave ao MTX apresentaram alivio dos sintomas.

Sendo assim, ao final dessa jornada, podemos concluir que aquela xícara de café diária está liberada sem peso na consciência e para aqueles que apresentam alguma intolerância ao MTX, um xicara a mais no dia anterior e no dia da tomada do MTX podem ajudar bastante.

Ufaaa!! Café tem história e muitas polêmicas,  não é mesmo?

Já encaminhe e salve para não esquecer.

#REPOST @larissasouza.reumato

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.