Brasil terá primeiro projeto de sequenciamento genômico da população

Liderado pela Prof. Lygia da Veiga Pereira, da USP, projeto DNA do Brasil vai gerar conhecimento sobre características genéticas que podem transformar a saúde dos brasileiros

O dia 10 de dezembro de 2019, foi um marco na história da ciência brasileira com o lançamento do projeto DNA do Brasil, maior empreitada científica que vai, finalmente, colocar o país no mapa da genômica mundial. Liderada pela Profa. Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo, em parceria com a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, e com a plataforma de computação em nuvem Google Cloud, a iniciativa tem como objetivo desvendar o DNA e montar um banco com dados genéticos da população brasileira.

“O DNA do Brasil dá início a uma nova fase dos estudos nacionais e globais sobre genômica. Vamos gerar informações sobre características genéticas que podem impactar diretamente na saúde da população”, afirma a Profa Lygia, que é cientista da USP. Até o momento, menos de 0,5% das pesquisas realizadas no mundo contemplaram a população brasileira.

A Dasa fará o sequenciamento das amostras no Nova Seq, equipamento que sequencia o genoma humano em até 24 horas, disponível em seu Centro de Diagnóstico em Genômica, inaugurado em junho deste ano, com investimentos da ordem de R$ 60 milhões. O centro que processa os exames genéticos de mais de 800 laboratórios da empresa em todo o Brasil dispõe de geneticistas especialistas em onco, cardio, neurogenética, entre outras áreas. “Nossa participação nesse projeto está totalmente alinhada com o propósito da companhia de transformar a saúde da população brasileira por meio da medicina de precisão, e reforça a estratégia da interação entre as iniciativas pública e privada para o fomento da pesquisa científica brasileira”, afirma o presidente do Conselho da Dasa, Romeu Domingues.

O DNA do Brasil conta, ainda, com o apoio da Illumina, que fornecerá os insumos utilizados no sequenciamento das amostras.

O Google Cloud, por sua vez, vai processar os dados de sequenciamento em sua nuvem, permitindo análises e cruzamento de dados em escala por meio de ferramentas de analytics e machine learning. “Nossa nuvem permite processar dados genômicos em grandes volumes, possibilitando o uso de recursos de análise avançada e os mais altos níveis de segurança de dados que projetos dessa magnitude demandam”, comenta João Bolonha, diretor de Google Cloud para o Brasil. Com o uso da nuvem de Google Cloud, o custo de processamento necessário para o projeto DNA Brasil cairá 90%, quando comparado ao uso de infraestrutura própria de data center (on-premise).

Integração de dados clínicos e genéticos

O DNA do Brasil terá início com o sequenciamento do genoma de 15 mil brasileiros de diversas regiões do país, que têm idades entre 35 e 74 anos, integrantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), a maior pesquisa epidemiológica do país, financiada pelos Ministérios da Saúde e CTIC. O grupo tem sido acompanhado clinicamente desde 2008 e agora as informações genéticas serão agregadas a esse banco de dados. À frente do ELSA Brasil em São Paulo está o Prof. Paulo Lotufo, da Faculdade de Medicina da USP, que reitera que “o projeto permitiu destacar as doenças cardiovasculares e diabetes na agenda da pesquisa epidemiológica no país. E, esse novo passo a ser dado com o DNA do Brasil nos permitirá contribuir ainda mais para a saúde da população”. Também integram o ELSA Brasil as Universidades Federal da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e a Fiocruz (RJ).

Sobre a Dasa

A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil e na Argentina – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 20 mil colaboradores e mais de 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país. Por meio de suas mais de 40 marcas de laboratórios que têm mais de 800 unidades – como Delboni Auriemo e Salomão Zoppi (SP), Sérgio Franco e CDPI, (RJ), Laboratório Exame (DF), entre outros –, a Dasa realiza mais de 250 milhões de exames por ano. Considerado um dos mais importantes players de Saúde, a Dasa atua dentro do propósito de impactar positivamente a saúde das pessoas e tem como compromisso ser um agente transformador do setor por meio de uma medicina mais inteligente, preditiva e personalizada. Em novembro de 2019 a empresa anunciou plano de união com a Ímpar, segunda maior rede independente de hospitais do Brasil, para criar soluções integradas visando a sustentabilidade do mercado de saúde. A Ímpar reúne hospitais como 9 de Julho (SP), Santa Paula (SP), São Lucas (RJ), CHN (RJ) e Hospital Águas Claras (DF).

Sobre o Google Cloud

O Google Cloud é amplamente reconhecido como um líder global no fornecimento de uma plataforma de nuvem empresarial segura, aberta, inteligente e transformadora. Nossa tecnologia foi construída na rede privada do Google e é o resultado de quase 20 anos de inovação em segurança, arquitetura de rede, colaboração, Inteligência Artificial e software de código aberto. Oferecemos um conjunto de ferramentas simples e uma tecnologia incomparável no Google Cloud Platform e no G Suite, que ajudam a reunir pessoas e ideias. Clientes em mais de 150 países confiam no Google Cloud para modernizar seu ambiente de computação para o mundo digital atual. Mais informações sobre Google Cloud: [email protected]

Outras informações – Projeto DNA do Brasil

bowler – www.bowler.com.br

Maria Selma – [email protected] – (11) 98303-5303

Cristiane Pinho – [email protected] – (11) 98339-9660

Fonte: Assessoria de imprensa.

This is a private page. To make it public, edit it and change the visibility.

[wdi_feed id=”1″]

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));