Artrite reumatoide e os pulmões

Eu sei que para a maioria das pessoas é difícil entender a relação entre pulmões e dor nas articulações.

Parecem assuntos dissociados, porém não são.

Anormalidades nos pulmões e na pleura, que é uma membrana que reveste os pulmões, são comuns na artrite reumatoide, mas muitas vezes não resultam em sintomas significantes. Quando presentes, os sintomas podem representar diferentes doenças.

A doença intersticial pulmonar é a manifestação mais comum. Os sintomas podem incluir tosse, falta de ar, mal estar, emagrecimento e febre. O raio x e a tomografia de tórax mostram alterações típicas que ajudam no diagnóstico. Caso seja necessário, pode ser realizada a prova de função pulmonar, que é um exame para verificar se há alteração no fluxo de oxigênio dos pulmões. Mas raramente, indica-se a biópsia pulmonar, com a retirada de um fragmento do tecido doente para análise.

No tratamento dessa condição, o uso de corticoide, como a prednisona, em doses elevadas é frequentemente necessário. Em casos mais graves, pode ser utilizado corticoide na forma de infusão intravenosa. Caso não haja melhora com os corticoides, outros medicamentos, como a ciclofosfamida, podem ser empregados.

Bronquiectasias, que são dilatações nos brônquios, podem ocorrer em pacientes com artrite reumatoide, mas muitas vezes não provocam sintomas. Para pacientes que requerem tratamento, são utilizados antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos para dilatar os brônquios.

Nódulos reumatoides são as manifestações pulmonares específicas da artrite reumatoide. Consistem em nódulos que podem ser observados pelo raio x ou pela tomografia de tórax. Frequentemente não há sintomas associados. Às vezes é necessária a realização de biópsia para confirmar o diagnóstico.

Já o acometimento da pleura, caracterizado por derrame pleural, que é um acúmulo de líquido, é mais comum em homens. Os sintomas, quando presentes, são dor torácica, febre e falta de ar. Ocasionalmente pode haver infecção por bactérias associada ao derrame pleural.

|Hospital Sírio Libanês|

#REPOST @dr.kennedyamaral

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Pare de testar sua doença

Eu aposto que você já quis parar o remédio só para ver se não precisava mais dele. E se você fez isso, aposto que se...

Obesidade deve ser tratada com a mesma seriedade que a artrite reumatoide

A obesidade é uma doença que deve ser tratada, com a mesma seriedade que tratamos a artrite reumatoide. Convivo com AR há 15 anos...

Quais os benefícios do ácido hialurônico no tratamento da artrose?

A opção por utilizar este tipo de terapia tanto para atletas quanto para não atletas que possuam artrose deve ser discutido com o médico A artrose é...