Notícias

Saiba diferenciar as dores de cabeça comuns das enxaquecas

A cefaleia é o termo médico usado para denominar um problema bastante comum entre os brasileiros, a dor de cabeça. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), 95% das pessoas têm dor de cabeça ao menos uma vez na vida. No entanto, engana-se quem pensa que toda dor de cabeça é igual – são mais de 150 tipos – e conhecer o tipo e a causa da dor são fatores importantes para solucionar o problema da melhor forma.

As várias dores de cabeça estão classificadas principalmente em três tipos: enxaqueca, tensional e dor de cabeça em salvas. A enxaqueca atinge cerca de 31 milhões de brasileiros e atinge mais de cinco milhões de crianças e adolescentes brasileiros, segundo a SBCe. Esse tipo de dor de cabeça se caracteriza por ocorrer em apenas um lado da cabeça e ser acompanhado de outros sintomas, como enjoo, vômito e intolerância à luz. Entre as origens da enxaqueca estão fatores genéticos, hormonais e o uso de anticoncepcionais.

A cefaleia tensional tem relação com o estado emocional da pessoa como irritação, estresse, nervosismo e outros tipos de alterações de humor. Quadros de tensão emocional estão associados, em muitos casos, à rigidez muscular nos ombros, costas e pescoço, o que pode levar a uma crise de dor de cabeça. Exercícios físicos, repouso, atividades recreativas, além do uso de analgésicos podem ajudar nestes casos.

O mais dolorido tipo de dor de cabeça é a dor em salvas, que acontece de forma unilateral, geralmente na têmpora ou em volta do olho, e provoca outros sintomas como lacrimejamento do olho e coriza.

Sobre Doralgina

Doralgina é uma marca de analgésico criada em 1996 e hoje é considerado um sucesso de vendas dentro do mercado atuante, segundo do ranking e primeiro similar. A partir de 2009, teve suas primeiras campanhas de comunicação, aumentando seu awareness e tornando-se a 2ª marca na molécula e em com destaque junto ao público jovem. Em 2019, com um posicionamento original e envolvente, Doralgina se renova e apresenta a campanha 100% digital “Sente o Drama”, com Gloria Groove, Drik Barbosa e MC Dora. Inspirada nas três principais dores¹ de cabeça dos jovens, crush (relacionamento), dinheiro e trampo (trabalho), a marca apresenta sua nova assinatura: Dora que Melhora.

¹Fonte: Pesquisa Lumina entre Fevereiro 2018 e Julho 2019 (n308). Relato dos jovens quando questionados sobre as principais dores de cabeça que enfrentam no dia a dia.

Referencias consultadas:

  • World Health Organization. Headache disorders. Disponível em: http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/headache-disorders. Acesso em: julho, 2019.
  • Tipos de dores de cabeça. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em http://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363. Acesso em: julho, 2019
  • Tension-type headache: current research and clinical management. Lancet Neurol. 2008;7(1):70-83.
    Cefaleia tipo tensional. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: http://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=346. Acesso em: julho, 2019.
  • Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS) The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalalgia. 2018;38(1):1-211.
  • Cefaléia em Salvas. Quadro clínico e fisiopatologia – uma breve revisão. Migrâneas cefaleias. 2004; 7(4):133-139.

Artigos Relacionados

“Dr. Consulta” realiza orientação à distância para pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus

Priscila Torres

Consulta pública para atualização do protocolo de tratamento no SUS da doença de Parkinson

Priscila Torres

Quatro problemas de saúde que andam de ‘mão dada’ com a psoríase

Priscila Torres
Loading...