Artrite reumatoide e o colesterol alto

0
117

A Artrite Reumatoide é uma doença que precisa de cuidados muito específicos e que pode se tornar perigosa quando “combinada” a outras doenças, como por exemplo, o colesterol alto.⚠⠀
.⠀
No dia 8 deste mês foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, portanto aproveitei esta data para conversarmos um pouco mais sobre a combinação dessa doença autoimune ao Colesterol Alto, que muitos pacientes acabam não dando tanta importância!⠀
.⠀
A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, como muitos sabem, responsável pela destruição progressiva de uma membrana que recobre as articulações do nosso corpo. Com base nos estudos relacionados a AR, estima-se que 2 milhões de brasileiros são afetados por essa condição, e em sua maioria temos mulheres de 30 a 50 anos.

Outro estudo feito pela Universidade de Toronto, no Canadá acompanhou pacientes com AR durante 13 anos e concluiu que estes pacientes morrem mais cedo do que a população saudável. As causas de morte foram parecidas entre os participantes do estudo, e entre elas estavam as doenças cardiovasculares, mas, aqueles com AR perdiam, aproximadamente, o dobro de anos de vida do que os que não tinham a doença, antes dos 75 anos.

A explicação para estes dados está centrada no fato de que a AR não se limita apenas as articulações, mas atinge o organismo de maneira muito mais ampla causando uma inflamação sistêmica. Este processo aumenta então os riscos de elevação do colesterol e da pressão arterial, sobretudo quando associados ao uso frequente e prolongado de corticoides, alimentação inadequada e falta de exercícios.

Então, manter uma rotina de exercícios e uma boa alimentação são essenciais para a saúde e evitar o colesterol alto. Além disso, consultas regulares com o médico também fazem parte do tratamento! Por isso, não espere, vá ao médico e cuidado com este vilão que é o Colesterol Alto!

Dra. Rebeka Paulo Reumatologista CRM 148245

#REPOST @drarebekapaulo

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.