ReumaBlogs

Apneia do sono e fibromialgia

A apneia do sono é caracterizada pela parada provisória da respiração durante o sono, causando pequenos despertares devido à diminuição da oxigenação no sangue.

Alguns sintomas relacionados são semelhantes aos da Fibromialgia como a presença de fadiga, indisposição, humor deprimido, alteração da memória e dificuldade de concentração. Clinicamente pode ser relatado roncos e sensação de sufocamento.

Chama atenção na Apneia do sono: ser mais comum em homens (ao contrário da Fibromialgia), acima de 35 anos, piorar com obesidade, com uso drogas como relaxante muscular (usadas no tratamento da Fibro), sedativos e álcool. É necessário ter atenção para as complicações metabólicas e cardiovasculares que podem levar a complicações na saúde.

No exame físico não encontramos a presença de pontos dolorosos típicos da Fibromialgia.

O diagnóstico é definido pela Polissonografia, sendo que o tratamento envolve mudanças no estilo de vida e aparelhos que auxiliem na respiração durante o sono podem se necessários, chamados C-PAP.

O Reumatologista está apto para orientar sobre o diagnóstico diferencial e encaminhar para um especialista na área, pneumologista ou otorrinolaringologista.

#REPOST @claudiacostareumatologista

Related posts

Cisto de Baker

Priscila Torres

Artrite psoriásica: A grande imitadora – Episódio 1

Priscila Torres

O Lúpus é contagioso?

Priscila Torres
Loading...