ReumaBlogs

Doença das articulações: Gota

Gota é uma doença inflamatória que compromete principalmente as articulações. Ocorre quando o nível de ácido úrico no sangue está acima do normal, o que é conhecido como hiperuricemia.
Você já fez seu exame para avaliar o acido úrico? Sabemos que não são todas as pessoas com o nível de ácido úrico elevado desenvolverão a gota
A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos com idade entre 40 e 50 anos.
As mulheres raramente desenvolvem gota antes da menopausa sendo mais prevalente acima de 60 anos.
Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nas articulações, causando inflamação, dor e inchaço.
A apresentação clínica clássica da gota é uma artrite inflamatória aguda, geralmente monoarticular, recorrente, intensa e autolimitada. Em cerca de 50% dos casos a artrite ocorre no dedão do pé e é conhecida como podagra. As articulações do tornozelo e joelho também são locais comuns de artrite.
Alem das articulações, também pode haver formação de cálculos renais e depósitos de cristais de ácido úrico debaixo da pele, formando nodulações localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas (tofos).
Fatores que podem desencadear uma crise de gota: ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja, dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), consumo de refrigerantes, trauma físico, cirurgias, quimioterapia e uso de diurético.
Por outro lado, os produtos lácteos, café e a vitamina C foram relacionados a um efeito protetor para o desenvolvimento de gota.
Recomendações para os portadores de gota da sociedade brasileira de reumatologia:
• Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero
• O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser feito sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados
• Evitar uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota além do excesso de peso sobrecarregar as articulações inflamada.
#REPOST @tudosobrereumatologia

Related posts

Sacroileíte

Priscila Torres

Corticoides: protocolo de interrupção de uso

Priscila Torres

Artrite Reumatoide – Inflamação das articulações de origem autoimune

Priscila Torres
Loading...