As mãos são fortemente acometidas pela Artrite Reumatoide, no começo da doença a mão espanta porque doe muito, com o passar do tempo, além de dor nos dedos, passamos a observar o desvio dos dedos, as deformidades e sentimos os nódulos reumatóides se formando em nossas falanges (juntinhas dos dedos). Um dia desses reclamei com minha medica que meus dedos estavam ficando tortos, ela disse, “tortos um dia ficarão”; não me conformo com isso.
Lutamos tanto para estabilizar a doença, superamos as dores todos os dias, tomamos tantos remédios e acompanhar o entortar dos dedos e uma agonia, agora eu estou cismada, que minhas unhas também estão diferentes, parece que ficam tortas também, e quando vamos pintá-las observamos que parece que as unhas ficam diferentes, cheias de ondinhas, elevações e lixá-las para que fiquem todas do mesmo tamanho já não e uma tarefa fácil, pois lixamos uma unha que esta olhando para a esquerda e a outra que esta voltada para a direita, e outra se encurvando para dentro, parece bobeira, mas somente a mulher que tem AR sabe o que e isso, simplesmente frustrante.
E ainda falando em mãos. Como dói um aperto de mão! E uma coisa terrível, quando vou cumprimentar alguém, eu gosto de afastar o braço e ofereço o rosto para dar os beijinhos, porque um apertar de mão, dói tanto, ainda mais quando vamos cumprimentar um homem com uma mãozinha esmagadora. Por isso, amigos, não apertem a mão de uma pessoa com AR, de beijinho que não dói!
E anel? E colocar unhas postiças? Eu só me dei conta de que as minhas unhas estavam igualmente se deformando, quando a manicure colou uma unha postiça, foi hilário ver a unha natural embaixo, totalmente tortinha, acho que foi a primeira vez que observei a mudança da AR na unha.
Uma dica, o Spray para secar esmaltar e gelado e se for aplicado de perto, deixa os dedos com Artrite Reumatoide dormentes e doendo por muito tempo, tomem cuidado, porque ela dói muito.
Ser mulher e ter AR é uma vida cheia de percalços e mudanças, ainda assim, o Grupo EncontrAR tirou essa foto para mostrar que unidos, nos seguimos vencendo o auto-preconceito que ainda existem na AR de não mostrar as mãos. Vamos pintar as unhas tortas, com ondinhas, voltadas pra dentro, mas jamais vamos deixar de cuidar das mãos só porque elas já não são as mesmas.
Seguimos acreditando sempre na evolução cientifica, quem sabe um dia, os medicamentos serão capaz de impedir totalmente a progressão da AR!!
Essa é nossa esperança de vida!
Texto original em minha coluna Recomeçar no Portal Reumatoguia
http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?id=1126&cat=13&menu=2613
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Descobri AR em 2018 sofro até hoje já tive que operar meus dois tornozelos hoje estou trocando novamente de medicamento é uma luta diária as dores são desanimadora
Olá Priscila, td bem? Infelizmente faço parte deste grupo the "AR" faço tratamento desde 2004, já usei doses bem altas dessa medicação pesada, hoje faço uso de (ciclobenzaprina 5mg, kcl 100mg, passiflora 100mg, hidroxicloroquina 200mg, deflazacort 6mg) eu usava o difósfato de cloroquina, o oftalmo aconselhou o hidroxicloroquina que é menos agressivo p/a visão. Pago sem poder em torno de R$:200.00 DO CONTRÁRIO JÁ ESTARIA COM OS DEDOS TORTOS E OS PÉS TAMBÉM.
Moro em Rio de janeiro, gostaria de saber se tem algum endereço de vocês por aqui.
Gostaria de saber também se essas medicações tem alguma contra indicação p/o fígado e coração, pois o meu cardiologista condena tudo que eu tomo.
Desde já agradeço a oportunidade do contato. bjos!
Parece tão simples para quem não tem AR, mas só nós sabemos o que sentimos afinal, tudo isso é para quem pode e não para quem quer…
como tudo isso é verdade e averdade como doi. Deus queira que um dia nossas dores seja eliminada para sempre das nossas vidas , creie em Jesus ele é poderoso e jamais perca sua fé pois ninguei vai ao pai se não for por ele…e as nossas mãos votarão ser as mesmas, verdades serão ditas.
Não sei se a de vocês doem. As minhas são bem doloridas.
Jesus que eu saiba entender o teu propósito correto em minha vida.