Prótese Total de Punho é Opção para Portadores de Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Os pacientes portadores de Artrite Reumatoide convivem com dores articulares por todo o corpo. A doença produz anticorpos contra tecidos do próprio paciente, principalmente os tecidos sinoviais, encontrados nas articulações e tendões. Além das dores causadas pelo processo inflamatório nas fases em que a doença esta ativa, o paciente enfrenta dores e perda de função causadas pelas sequelas desse processo: a artrose com destruição das articulações e deformidades.

Mesmo com o tratamento hematológico adequado e com a doença controlada, muitas vezes os pacientes já adquiriram deformidades graves nas mãos e nos punhos, as quais impossibilitam a realização de atividades básicas. Também temos situações em que a doença pode ser localmente agressiva, afetando os punhos e as mãos, e de difícil controle somente com as medicações prescritas pelo reumatologista.

Quando a doença atinge um quadro mais grave, a avaliação de um especialista em Cirurgia da Mão é essencial, pois podem ser indicados procedimentos cirúrgicos que conseguem melhorar as deformidades ou ressecar articulações onde a atividade da doença esteja fora de controle.

Uma nova opção de técnica chegou há pouco no Brasil, porém, já é utilizada há mais de 10 anos nos EUA e na Europa. Trata-se da Artroplastia Total do Punho. Nesta técnica, toda a articulação é ressecada e substituída por uma prótese, ou seja, uma articulação artificial.

As próteses de punho evoluíram muito nos últimos 30 anos. Os primeiros modelos desenvolvidos na década de 80 tiveram resultados clínicos ruins, durando pouco tempo e se soltando ou quebrando em menos de cinco anos. Com o desenvolvimento de novos materiais e design de próteses mais moderno, o resultado alcançou um elevado nível de resultado e excelência.

Os atuais modelos utilizados têm componentes de titânio que se integram aos ossos e que se articulam entre si, com um componente de polietileno de altíssima densidade. A atual geração também preserva mais a anatomia e resseca pouca quantidade de osso. Seus resultados atuais mostram boa função e baixos índices de complicações, como solturas ou quebras, com mais de 10 anos de acompanhamento. Por esse motivo, hoje são consideradas como primeira escolha para os pacientes portadores de Artrite Reumatoide, com destruição da articulação do punho.

A opção tradicional que se tem como alternativa à prótese de punho é a Artrodese Total do Punho, ou seja, a fusão da articulação, quando o movimento de flexo/extensão (dobrar e esticar o punho) é perdido. Ainda utilizamos esta opção para pacientes mais jovens que utilizam as mãos para atividades de maior esforço (Ex.: trabalhadores braçais), já que o resultado de uso da prótese nesses casos não e tão satisfatório.

Dr.Gustavo Mantovani Ruggiero, médico ortopedista, chefe da equipe de cirurgia e microcirurgia de mãos da clínica São Paulo Hand Center e coordenador da Equipe de Cirurgia da Mão do Serviço de Artroscopia e Ortopedia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo

Fonte:www.sphandcenter.com

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!