Dia do Ortopedista: quando procurar um médico especialista

Profissional é responsável pela saúde dos ossos, articulações, ligamentos e músculos, e pode prevenir ou tratar problemas nessa área

Uma criança com um problema ósseo congênito, um atleta de fim de semana que rompeu um ligamento, um trabalhador com uma lesão por esforço repetitivo. Todas esses pacientes podem recorrer a um médico ortopedista, profissional que comemora seu dia nesta terça, dia 19 de setembro.

Em resumo, esse especialista pode ser procurado em situações de trauma, como entorses, batidas e lesões do esporte; ou em situações de dores crônicas ou agudas de articulações e membros, como braços, pernas, joelhos, cotovelos, pulsos, tornozelos, entre outras partes que podem ser afetadas.

Segundo o médico Roberto Deves Viana, atualmente, as doenças ou problemas que mais costumam levar as pessoas a um ortopedista são as lesões da coluna vertebral, artrose e traumas agudos. ‘Em relação às lesões na coluna vertebral, as principais causas são degenerativas, que ocorrem com a progressão da idade. Geralmente, necessitam de tratamento medicamentoso, associado a tratamento fisioterápico com cuidados posturais, como evitar pegar peso e realizar repouso eventual’, explica. Da mesma forma, conforme Viana, a artrose consiste em lesões degenerativas, que evoluem com o desgaste da cartilagem articular, esclerose óssea e creptação das articulações. Geralmente causam forte dor associada à limitação do movimento. ‘O tratamento usa recursos como fisioterapia, medicações (analgésicas, condroprotetores, etc). Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico é indicado’, complementa o médico.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Para prevenir os principais problemas e doenças relacionados a ossos, ligamentos, músculos e articulações, é importante que a pessoa invista na realização de exercícios físicos regulares com acompanhamento profissional, alongamentos, alimentação saudável, assim como alguns cuidados específicos para cada articulação.

Segundo Roberto Viana, com o passar dos anos, a Medicina tem evoluido muito no tratamento de diversas doenças, e a tecnologia tem ajudado a melhorar os resultados dos tratamentos, cirúrgicos ou não. ‘As técnicas cirúrgicas evoluíram positivamente, diminuindo tempo de recuperação e possibilitando melhores prognósticos para diversas doenças’, reforça o profissional.

ATUAÇÃO

Dentre as atividades que podem ser atendidas por um médico ortopedista estão:

Dor nas costas

Dor nas articulações

Dor muscular

Tendinite

Dor ciática

Fratura dos ossos

Tratamento de deformidades como joanetes, escoliose

Doenças degenerativas como artrite e artrose

Fonte: http://www.folhadomate.com/noticias/geral/dia-do-ortopedista-quando-procurar-um-medico-especialista

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!