Condromalacia Patelar e Artrite Reumatoide

É uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela, é comum em jovens adultos, especialmente em esportistas, ciclistas, corredores, jogadores de futebol.

Não está associada a Artrite Reumatoide, ter AR não influencia a ter condromalacia, ou seja, ter condromalacia patelar não determina que teremos Artrite Reumatoide, e ter Artrite Reumatoide não é determinante para ter condromalacia patelar. Eu como tenho muita sorte, desenvolvi a condromalacia patelar.

Sintomas

Intensa dor no joelhos ao realizar movimentos, dor atrás ou na lateral do joelho, do lado da patela,  a dor piora quando o joelho é forçado, flexionado. A dor se manifesta de forma ardente, dói também quando o joelho é flexionado por longos períodos, ou até mesmo quando na posição sentada.

Crepitação e estalos, são comum, inclusive uma sensação de choque no joelho ao realizar movimentos como subir escadas ou levantar-se da cadeira ou sofá (sinto como se meu joelho fosse capaz de beliscar ele mesmo).

É comum acontecer derrame articular na  condromalacia patela.

A Obesidade é um fator agravante da Condromalacia Patelar.

– Exame Físico

É possível realizar o diagnóstico da condromalácia patelar por meio da história
relatada pelo paciente, de teses específicos para o joelho e através de exames de imagem.

Exame de imagem

– Radiografia Panorâmica de Membros Inferiores

– Radiografias de Joelhos comuns, perfil e lateral

Tratamento

– Medicamento Condroprotetores , por exemplo; Glucosamina + Condroitina

– Antiinflamatórios

– Fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamento

– Indicação cirúrgica para os casos acima de Grau IV

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

13 Comentários

  1. Eu já sinto isso e muitas outras dores parecidas a mais de 4 anos e já passei por vários reumatologistas que dizem ser fibromialgia, porém os medicamentos só me deixam pior e já estou cansada de não ter diagnóstico nenhum e agora minha reumato disse que preciso urgente procurar um cardiologista…. Fabiana Amorim da Cunha

  2. Priscila, talvez você possa me ajudar, tenho 35 anos e comecei a sentir estas dores com 31 anos.

  3. Tenho condropatia patelar em ambos os joelhos. Sofro muito não consigo nem trabalhar mais. Também sou profissional da enfermagem assistencial. Descobri recentemente que tenho osteartrose nos joelhos mãos e coluna cervical e fibromialgia. Mas estou na luta pela melhora a cada dia. Felicidades a vcs.

Olá, deixe um comentário!