Condromalacia Patelar e Artrite Reumatoide

É uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela, é comum em jovens adultos, especialmente em esportistas, ciclistas, corredores, jogadores de futebol.

Não está associada a Artrite Reumatoide, ter AR não influencia a ter condromalacia, ou seja, ter condromalacia patelar não determina que teremos Artrite Reumatoide, e ter Artrite Reumatoide não é determinante para ter condromalacia patelar. Eu como tenho muita sorte, desenvolvi a condromalacia patelar.

Sintomas

Intensa dor no joelhos ao realizar movimentos, dor atrás ou na lateral do joelho, do lado da patela,  a dor piora quando o joelho é forçado, flexionado. A dor se manifesta de forma ardente, dói também quando o joelho é flexionado por longos períodos, ou até mesmo quando na posição sentada.

Crepitação e estalos, são comum, inclusive uma sensação de choque no joelho ao realizar movimentos como subir escadas ou levantar-se da cadeira ou sofá (sinto como se meu joelho fosse capaz de beliscar ele mesmo).

É comum acontecer derrame articular na  condromalacia patela.

A Obesidade é um fator agravante da Condromalacia Patelar.

– Exame Físico

É possível realizar o diagnóstico da condromalácia patelar por meio da história
relatada pelo paciente, de teses específicos para o joelho e através de exames de imagem.

Exame de imagem

– Radiografia Panorâmica de Membros Inferiores

– Radiografias de Joelhos comuns, perfil e lateral

Tratamento

– Medicamento Condroprotetores , por exemplo; Glucosamina + Condroitina

– Antiinflamatórios

– Fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamento

– Indicação cirúrgica para os casos acima de Grau IV

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: