Combatendo a rigidez matinal

Um dos mais irritantes e, infelizmente, sintomas característicos da artrite reumatoide e de outras doenças reumáticas é a rigidez matinal. Muitas pessoas com doença reumática experimentam-na. A rigidez matinal faz com que sair da cama seja uma tortura e, se não for bem gerida, pode até tornar inconcebível a tarefa diária de se preparar para o seu dia.
Normalmente, a rigidez matinal desaparece em algumas horas, mas pode durar muito mais tempo. Aqui estão algumas dicas para ajudar a combater a rigidez matinal.
1. Durma mais
Alguns pacientes dizem que a quantidade de sono tem uma correlação direta com a rigidez experimentada no período da manhã. Aparentemente, tal deve-se ao fato de que poucas horas de sono nos tornam mais vulneráveis e sensíveis à dor.
Em vez de tentar contornar seis horas de sono por noite, certifique-se que tem uma noite completa de sono. O que constitui como uma noite inteira de sono pode variar de pessoa para pessoa, mas pode experimentar até para encontrar o seu número ideal. Entre sete e nove horas é o apropriado para a maioria dos adultos, mas pode ser um pouco mais para quem sofre de doença reumática.
2. Mexa-se
Quando acordar, faça alguns alongamentos simples ainda na cama para estimular os músculos e acordar as suas articulações. Faça alguns movimentos circulares de braços e elevação das pernas antes de sair da cama.
3. Devagar
Fazer as coisas devagar pode ser a chave quando se trata de gerir a rigidez matinal. Se você se apressar para sair da cama, não espere que a sua rigidez de repente desapareça. Em vez disso, saia da cama lentamente e com calma, movendo as suas articulações o máximo que consiga sem lhe causar dor. O seu corpo vai começar a aquecer à medida que você começa sua rotina matinal, lentamente.
4. Alongue-se 
Você não tem que ir para uma sessão completa de yoga pela manhã para conseguir alongamentos. Se for capaz de fazer yoga meditativo, pode ser uma ótima opção para quem sofre de rigidez matinal, mas para a maioria isso não é realizável.
Em vez disso, aqueça as suas articulações, fazendo alguns agachamentos, alongamentos em estocada e esticando os braços para o ar e, tanto quanto possível, longe de seu corpo. Além disso, não se esqueça de mexer os dedos das mãos e pés. Embora seja difícil devido à rigidez, estes exercícios vão ajudar as suas articulações a relaxar e a preparar-se para o dia. Pode tentar fazer algumas voltas, inclinando-se para trás e para o lado, para que a sua coluna se mexa melhor.
5. Tome um ducha
Tomar banho pela manhã pode ser uma jogada inteligente. O calor vai ajudar a relaxar os músculos e articulações e  tornar mais fácil o arranque do seu dia. Se sentir demasiada rigidez, um banho de imersão pode ajudar. Embora possa não se encaixar na sua rotina matinal, pode sempre optar por um banho à noite para ficar limpo e permitir-se 10 a 20 minutos de imersão de manhã, para que o seu sangue comece a fluir e as suas articulações a movimentarem-se.
6. Fale com o seu médico
Se a rigidez matinal ainda for insuportável, fale com o seu médico sobre alguma solução para ajudar a melhorar. A medicação pode ajudar. Se necessitar de tempo para que a medicação atue, poderá acertar o alarme para uma a duas horas antes da hora de acordar, tomá-la e em seguida, voltar a dormir.
Combatendo a rigidez durante o dia
Muitas pessoas têm dor nas articulações e rigidez ao longo do dia, o que pode tornar o trabalho ou a escola muito menos tolerável. Mas, existem algumas maneiras para facilitar a sua vida.
Em primeiro lugar, não tenha medo de usar compressas quentes, almofadas de aquecimento ou outras formas que ajudam a manter o calor.
Estes podem ser colocados sobre as articulações afetadas durante o dia para ajudar a mantê-las móveis e sem dor. Se no seu emprego passa muito tempo  digitando, é importante fazer pausas regulares e esticar os dedos para impedi-los de ficarem rígidos.
Além disso, se trabalhar no computador, pode ser muito fácil de desenvolver problemas nas costas e no pescoço e rigidez e dor relacionadas com a má postura. Certifique-se de que o seu posto de trabalho é ergonomicamente correto.
Se usar um computador portátil, pense em adquirir uma mesa (ou um tabuleiro de cama) para colocar o computador de modo que não lhe seja necessário curvar-se para ver o monitor.
Também pode tentar usar o teclado separado, colocado mais baixo do que o monitor, de modo que possa sentar-se e escrever confortavelmente.
Se tiver problemas com as costas e pescoço rígidos durante o dia, também pode aplicar calor. Evite ficar demasiado tempo na posição sentada: levante-se, estique o seu corpo para lhe dar alguma mobilidade.
Fonte: Liga Portuguesa contra as doenças reumáticas

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

1 Comentário

  1. Leio sempre os posts. Acho-os muito bons e me ajudam muito. Tenho muita rigidez pela manhã e também durante o dia . Caso sente por um tempo mais longo é um problema ter que levantar rápido. Sinto isso até em restaurantes.

Olá, deixe um comentário!