Artrite reumatoide em Portugal: Um terço dos pacientes não sabe que tem a doença apesar dos sintomas

O diagnóstico da artrite reumatóide continua sendo realizado tardiamente em Portugal, comprometendo o tratamento e potenciando a evolução destrutiva da articulação. O alerta é do médico José Canas da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Hoje é o Dia Nacional da Artrite Reumatóide em Portugal.

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica que se caracteriza por um processo inflamatório nas articulações que pode culminar na destruição das mesmas se não for tratada atempadamente. No entanto, mais de um terço dos doentes não sabe que tem a patologia.

“As doenças reumáticas são doenças para a vida. Temos as ferramentas, temos os médicos, temos as análises e os marcadores que permitem o diagnóstico precoce, temos os registos, temos o tratamento, mas os doentes reumáticos continuam a não ser tratados devidamente”, começa por criticar o médico reumatologista José Canas da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

Estima-se que a artrite reumatóide afete até 1,5% da população portuguesa, sendo a sua prevalência duas a quatro vezes superior em mulheres (1,1%) do que em homens (0,3%). Embora não haja cura para a doença, a artrite reumatóide apresenta um bom prognóstico a longo prazo se for diagnosticada e tratada atempadamente.

Esse diagnóstico deverá ser feito, idealmente, nos primeiros seis meses após o início dos sintomas, mas continua a ser realizado tardiamente em Portugal. Atualmente, o tempo médio ronda os dois anos.

Melhorar o acesso à especialidade médica

Segundo José Canas da Silva, diagnosticar precocemente a doença traduz-se numa melhor qualidade de vida, porque reduz significativamente a probabilidade de dano estrutural, o grau de dependência no dia-a-dia e também a mortalidade precoce. Desta forma, evita-se também que os doentes se vejam obrigados a deixar as suas atividades profissionais por incapacidade.

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/artrite-reumatoide-um-terco-dos-doentes-nao-sabe-que-tem-a-patologia-apesar-de-ter-os-sintomas

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: