17 Perguntas sobre a primeira dose de metotrexato

O metotrexato é provavelmente o mais importante medicamento usado para tratar a artrite reumatoide hoje. É o padrão de tratamento da AR, uma vez que é eficaz em reduzir a atividade da doença, pelo menos em algum grau, para uma boa porcentagem de pacientes. Após a primeira dose, você precisará cuidar bem de si mesmo e manter-se em dia com exames de sangue. Também poderá ajudar se você tentar não pensar muito sobre o metotrexato, se ele vai ajudar, ou se haverá efeitos colaterais. De qualquer forma, você vai saber em breve.

1.       Como me sentirei após tomar metotrexato?

Você provavelmente não vai sentir qualquer direto diferente após a sua primeira dose de metotrexato. É uma droga de ação lenta. Se você está preocupado, procure tomá-lo após uma refeição à noite e ao ir para a cama.

2.       Será que vou ter efeitos colaterais?

A maioria das pessoas não têm graves ou perigosos efeitos colaterais do metotrexato. Se acontecer, eles geralmente aparecem gradualmente e pode ser revertida com a interrupção do tratamento. Náusea é o efeito colateral mais comum. Há muitas estratégias para ajudar com os efeitos secundários de luta, por isso, não tem que apenas aceitá-los. Há também, mas raros, efeitos colaterais incomuns.

3.      Em quanto tempo vai começar a me ajudar o metotrexato ?

Leva cerca de 6 semanas para o metotrexato para reduzir efetivamente os sintomas da artrite reumatoide, se ele funcionar para você. Por esse ponto, muitos médicos vão aumentar a “dose baixa” inicial para uma maior “dose baixa”, a menos que os sintomas de AR estejam bem controlados.

4.       Será que os alimentos que eu como irão interferir com metotrexato?

Não há necessidade de restringir a dieta, mas alguns dizem que a laranja deve ser evitada no dia metotrexato. Se a medicina faz com que você enjoado, você pode querer evitar alimentos que podem perturbar o seu estômago.

5.       Eu ainda preciso tomar metotrexato se eu começar o tratamento com  um biológico?

Provavelmente. A combinação de metotrexato-biológico é recomendado para proporcionar o melhor controle de AR moderada à grave. Mesmo uma dose baixa de metotrexato também pode ajudar a prevenir  o sistema imune de criar anticorpos para o produto biológico, o que o torna ineficaz.

6.      Minha pele ficará sensível à queimaduras?

Como os antibióticos e pílulas anticoncepcionais, o metotrexato provoca aumento da sensibilidade sol. Um forte protetor solar é recomendado, a exposição prolongada pode levar a reações mais graves de sol. Temos de tratar a nossa pele como se fosse a de um bebê.

7.       Será que o metotrexato pode prejudicar o meu fígado?

O fígado é um filtro, onde ocorre a remoção de impurezas  do sangue. Os medicamentos lhe dão mais trabalho a fazer. O seu médico irá requerer exames de sangue  regulares para garantir que o seu fígado continue a funcionando bem. Se os seus níveis do fígado ficarem elevadas, isso não significa necessariamente que haja danos. Normalmente, reduzindo ou parando o metotrexato permitirá que o fígado volte aos níveis normais de função. Muitas vezes, o metotrexato ou outros tratamentos para AR podem, eventualmente, ser retomados.

8.       Será que vou ter queda de cabelo?

Talvez. Algumas pessoas experimentam perda de cabelo com o metotrexato. No entanto, é geralmente menor e temporária. O aumento de ácido fólico (uma vitamina B prescritos com o metotrexato) muitas vezes ajuda. Se há aumento da perda de cabelo, é bom para conversar com o médico para perguntar sobre o ácido fólico.

9.       Posso beber álcool enquanto estiver tomando o metotrexato?

A maioria dos médicos dos EUA aconselha o consumo de álcool limitado com o metotrexato. Em outros países, existem normas mais liberais. Se algum consumo de álcool é seguro para um determinado indivíduo depende de antecedentes pessoais de consumo de álcool e saúde do fígado.

10. Por que os comprimidos de metotrexato são melhor?

Os comprimidos são melhores porque eles são geralmente mais baratos. Não há nenhuma agulha para comprar ou alienar. E nenhuma agulha para fazer você se sentir assustado.

11.   Por que as injeções de metotrexato melhor?

As injeções são melhores porque o metotrexato é melhor absorvido. Isso pode torná-lo mais eficaz para você. Existem geralmente menos efeitos colaterais com injeções.

12.   Quanto ácido fólico devo tomar?

As prescrições de ácido fólico podem variar de 1 mg a 5 mg por dia. Alguns médicos dizem que não se deve tomar o ácido fólico no dia dose de metotrexato. Não há evidência clara que mostra se  é necessário.

13.   Será que metotrexato pode curar a artrite reumatoide?

Não. Desculpe. Metotrexato só reduz a atividade da doença, desde que ele é usado.  Os pacientes em remissão clínica são muitas vezes tem de continuar tomando o metotrexato mesmo que seja uma dose inferior.

14.   Será que vou ser capaz de ter filhos?

O metotrexato é utilizado (em doses mais elevadas) para provocar abortos, uma vez que é uma substância tóxica. Se um paciente com AR quer ter um bebê, ela terá de parar de usar o metotrexato. A maioria dos médicos recomendam a suspensão do metotrexato por 3 meses antes de conceber, uma vez que o metotrexato permanece no corpo por mais tempo para algumas pessoas do que outras.

15.   Eu posso parar de tomar metotrexato de repente?

Sim. O metotrexato não é um narcótico ou um esteroide. O corpo não se torna dependente dele. Ele pode ser interrompido a qualquer momento, não importando a dose ingerida.

16. O que há de novo  no metotrexato em dose baixa?

Canetas de injeção de pré-cheias (Otrexup, Rasuvo, ou Metoject) foram aprovados pelo FDA para o tratamento da AR. Então, as pessoas com doença reumatóide (PRD) agora podem usar metotrexato injetável sem as dificuldades de preenchimento de agulhas e a aplicação se torna mais facil. Um estudo mostrou que muitos pacientes preferem as canetas de injeção à seringas pré-cheias.

17. Não há um outro medicamento alternativo ao metotrexato?

Sim e não. Nada funcionou exatamente como o metotrexato, mas existem outras drogas que podem reduzir a atividade da doença  (DMARDs).

Traduzido e adaptado do site: http://rawarrior.com/the-1st-dose-of-methotrexate-for-rheumatoid-arthritis-15-questions/

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));