if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vírus H2N3 não existe no Brasil, esclarece Ministério da Saúde

Atualmente os vírus de influenza que circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B

Nos últimos dias têm circulado no WhatsApp um áudio que alerta sobre mortes causadas pelo vírus “H2N3” (variação do influenza A H1N1) e que a OMS não quer que seja divulgado para a população não se alarmar. No entanto, as informações são falsas.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os únicos vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.

De acordo com o órgão, o Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza, distribuídas em serviços de saúde de todas as unidades federadas, que monitoram a circulação do vírus influenza por meio de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado.

Além disso, o ministério ressalta a importância da vacinação, que é uma das estratégias mais importantes para redução de casos graves e óbitos por influenza.

Os principais sintomas da gripe H3N2 são febre alta, coriza, dores no corpo e tosse seca. O quadro pode ser agressivo em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/minha-vida/virus-h2n3-nao-existe-no-brasil-esclarece-ministerio-da-saude,560b32fbe978251025ed445fabce76e1vga2eqdb.html

Anúncios
  1. Odeilza Bezerra Diz

    Por favor preciso de uma ajuda de vcs! Estou tentando tirar os bilhetes especiais sptraSP e o BOM! Estou encontrando dificuldade pois tenho todos os exames que confirmam minha artrite reumatóide! Mais de uns tempos pra ca minha reumato disse que que tenho a soro negativa! So que tenho varivá tomografia, ressonância, raio x, ultrassons, todos com o comprometimento de todas as minhas articulações! Estou andando de bengala de tanta dor! Pedi o laudo pra ela pra fazer esses pedidos, mais ela sempre coloca artrite reumatóide disseminada soro negativa, CID 06, qdo fui hoje para perícia, o médico disse que estava errado, pois tenho artrite reumatóide degenerativa, e o Cid 05 e o correto! Que na lista de doenças não consta negativa ou positiva! O CID 06, seria para outras poliarterites! Por favor pode me ajudar? Estou precisando dos benefícios! Como explicar isso a médica? Tomo biológicos, metrotexato e muitos antiflamatorios tudo passado por ela, ela acompanha a minha doença, não entendo! Por favor me dêem uma luz ! Obrigada!!

    1. Priscila Torres Diz

      Odeilza, explique para a médica o que o perito da Sptrans te falou, no entanto quem sabe do seu diagnóstico é a sua médica, ela não pode mudar o seu CID apenas para atender a necessidade do perito. O que eu sugiro é pedir para a médica colocar o CID de todas as suas comorbidades (sequelas trazidas pela doença).

  2. João Ribeiro Diz

    Na verdade, uma dúvida. Existe alguma contra indicação para tomar a vacina contra a gripe, em pacientes com AR?

    1. Priscila Torres Diz

      João, as restrições para tomar a vacina da gripe nas pessoas com AR são as mesmas das pessoas sem AR. Por isso, se você não tem alergia a ovo, tranquilamente pode se vacinar, pois a vacina da gripe é uma grande e importante proteção.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: