Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública.
• Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus.
• Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN.
• Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR).
• Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos.
• Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS.
• Arthritis Consumer Experts
• Patient Advocate
• Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.
Bom dia, Sou portadora de atrite reumatoide ha 18 anos, mais ha um ano minha doença esta em remissão ou seja, não faço uso de medicamentos. so que fui hoje ao posto de vacinação para tomar a vacina da febre amarela e a atendente não quis de foma alguma me dar a senha para tomar a vacina, alegando que estou entre as pessoas de risco. Não sei o que fazer, pois meu medico reumatologista disse que posso tomar a vacina sem problema algum. Mais a atendente pediu para verificar o risco/beneficio antes de tomar, porque muitas pessoas estão tendo reações da vacina.
Cristina, como você teve essa dificuldade com os profissionais do posto de vacinação, é recomendado que você solicite a autorização por escrito ao seu médico, declarando que você tem segurança clínica para receber a vacina contra a febre amarela.
Vou verificar com ele se tem como me dar a autorização. Pois viajo agora no carnaval para Foz do Iguaçu , passando pro Arapongas.
So que no fundo no fundo, estou com muito medo de tomar essa vacina e ter reações. Fiz exames dia 25/01/2018, e meu medico disse que esta tudo certo com os exames. Mais sempre fica o receio uma vez de sermos propicias a ter baixa imunidade. Que nem no caso dessa Moça que teve reação e acabou morrendo. E so depois foram ver que ela tinha Artrite Reumatoide. bjus
Cristina, não tenha esse caso como referência. Considere as orientações do seu médico. Eu, programei a minha vacina com o meu médico e vou realiza-la na próxima semana.
Uso Embrel – Etanercept, meu medico disse que não posso usar a vacina da febre amarela
Pacientes que fazem imunossupressão não devem tomar a vacina, no caso o Enbrel e todas as medicações que tratam a doença são imunossupressoras.
Na minha opinião quem deveria ter perguntado era a vacinadora se ela tinha algum problema de saúde
Tenho artrite reumatoide… Tomei a vacina contra febre amarela… Depois que vi o caso , parei de tomar meu medicamento… Voltarei depois de 10 dias …. E consultar o medico.
Você deve primeiramenteconsultar o médico, não se deve suspender medicação por conta própria, pode ser pior.