Dor, em várias partes do corpo, e cansaço. Esses são os principais sintomas da fibromialgia, uma síndrome que atinge de 2% da população mundial e que é mais frequente em mulheres. A dor do paciente com fibromialgia não é aguda, como a dor no rim ou dor de dente, mas é persistente. Além da fadiga, é possível ter também dificuldades para dormir, alterações na memória e no humor. Muitas vezes, quem tem fibromialgia sofre preconceito, dos médicos, dos colegas de trabalho ou até da própria família, que não acreditam na existência do problema.
No programa Veja Saúde, a jornalista Natalia Cuminale entrevista o reumatologista José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia. No vídeo, ele explica como é o tratamento da doença e também chama atenção para a alta incidência de depressão entre os pacientes com fibromialgia. Provenza conta ainda quais atividades são importantes para melhorar a qualidade de vida de quem tem fibromialgia.
Semanalmente, o programa Veja Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. O programa também tem a versão curta, em pílulas, sobre vários temas.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.