ReumaBlogs

Vacina contra o influenza e pacientes autoimunes

“Tenho doença autoimune, preciso me vacinar contra o influenza?” SIM, PELO AMOR DE DEUS, SIM!! VOCÊ PRECISA SE VACINAR!

Mas calma que vai ter um dia certo para isso!

Devido ao alerta global para o novo Coronavírus o Ministério da Saúde optou por adiantar a campanha de vacinação contra a gripe, o Influenza.

A vacina de Influenza não protege contra o coronavírus. O objetivo da antecipação é ajudar os profissionais da saúde à diferenciarem as duas infecções virais, já que seus sintomas se confundem.

A campanha de vacinação teve início dia 23 de Março. Mas não precisa sair correndo para o posto de saúde. Sem pânico, lembra?

Na primeira fase serão vacinados os idoso, mais vulneráveis à essas infecções virais, e profissionais de saúde.

Em uma segunda fase, a partir de 16 de abril serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Aí sim você, paciente autoimune, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

A vacina contra a influenza é feita a partir de partes inativadas do vírus, não sendo capaz de produzir a doença. Portanto é segura para pacientes autoimunes e imunossuprimidos.

Lembre-se: existe um planejamento por trás da estipulação destas datas. O planejamento leva em consideração a gravidade da infecção nas diferentes populações, o deslocamento (e consequente aglomeração de pessoas) nas unidades de saúde e capacidade de produção das vacinas. Então nada de tentar dar jeitinho com algum conhecido do posto de saúde para tomar a vacina antes! A partir do dia 16 de abril procure uma unidade de saúde.

Ah, e fique atento para eventuais mudanças no calendário da campanha. Mas qualquer mudança importante eu aviso por aqui!

#REPOST @reumato.izaiasjr

Related posts

Corticoides: Contra-indicações

Priscila Torres

Derrame Articular

Priscila Torres

Você saberia explicar a sua doença?

Priscila Torres
Loading...