Uma investigação do Instituto de Medicina Comparativa na Universidade de Yangzhou (China) descobriram que a leflunomida , uma droga que é comumente utilizada no tratamento de artrite reumatóide , é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue e resistência à insulina testes realizados em (ratos).
Estudos anteriores já tinha observado que pacientes com reumatóide artrite foram mais propensos a ter níveis mais baixos de glucose no sangue, e a perda de peso as pessoas que eram obesos. Na nova pesquisa, publicada no Journal of Endocrinology , os potenciais efeitos antidiabéticos dessa droga foram testados em dois modelos diferentes de ratos com diabetes tipo 2.
Na diabetes tipo 2 as células não respondem à insulina, e isso faz com que os níveis de açúcar aumentam no sangue, o que pode ter graves condições de saúde, tais como efeitos cardíacos e renais. Portanto, muitos pacientes diabéticos, além de fazer mudanças na dieta, precisam tomar medicamentos para controlar esses níveis e evitar que a doença progrida.
Leflunomide reverteu a resistência à insulina
Em ambos os modelos de ratos com diabetes, a administração de leflunomida manteve a glicose no sangue em níveis normais, e também fez com que as células respondessem à insulina novamente. Os pesquisadores descobriram que o leflunomide tem como alvo uma proteína envolvida na dessensibilização do receptor de insulina , o que garante que as células comecem a absorver o açúcar da corrente sanguínea.
O professor Xiulong Xu, um dos autores do trabalho, explicou que é possível que a leflunomida seja capaz de controlar o açúcar no sangue graças às suas propriedades anti-inflamatórias , mas que esta droga também atua em outros alvos moleculares no corpo, o que é necessário para realizar mais estudos para confirmar que o efeito antidiabético observado é devido apenas à sua ação sobre o receptor de insulina, e que também é eficaz no caso de pessoas com diabetes.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Muito bom esse conteúdo.