ExercitAR Notícias

Três motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Na área esportiva a dor está presente ao longo de toda a carreira do atleta e pode estar ligada à uma experiência sensorial, emocional e psicológica, que afeta completamente o rendimento, a estabilidade física e saúde.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2017 indica que 53% dos atletas sofrem com dores musculares pelo menos uma vez a cada três meses. O estudo mostrou também que 58% das pessoas justifica as dores como a má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de atividade física.

Dia 21 de dezembro é comemorado o Dia Do Atleta, uma data importante para homenagear estas pessoas e ainda alertá-las sobre os tratamentos e riscos esportivos. Por conta disso, Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos, explica como a reumatologia pode ser a solução mais assertiva para dores físicas de esportistas.

“Diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, quadril, pernas, braços ou pescoço. A reumatologia avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores – que pode ser desde uma torção até uma grave fratura, osteoporose, tumores etc.”, esclarece a especialista.

  1. A reumatologia sabe a causa de suas dores.

Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que mobilizará específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”

  1. Esta área pode prevenir possíveis lesões

Há muitas formas de prevenir lesões ou machucados, como a postura, alongamentos, cuidado ao carregar peso, cintas médicas, palmilhas, óleos corporais, musculação, exercícios e tratamentos médicos, entre eles, sessões de reumatologia, que lhe ajudará a enxergar a principal causa do problema e assim, poder te encaminhar para seu tratamento adequado, como por exemplo, a ortopedia, a quiropraxia, fisioterapia ou massoterapia.”

  1. A reumatologia cuida da sua dor.

“As dores causadas em exercícios podem se tornar uma enfermidade e causar grandes lesões se não forem tratadas corretamente. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico, se necessário, o especialista lhe receitará medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação.”

Related posts

Pesquisa da Ufop avalia se consumo de açaí pode prevenir artrite reumatoide

Priscila Torres

COVID-19: como são feitos os testes

Priscila Torres

Plano de saúde popular pode atrasar tratamentos, dizem especialistas

Priscila Torres
Loading...