Três mitos sobre doenças reumáticas

O famoso reumatismo está repleto de mitos

  1. É doença de velho: há muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo-esquelético. E essas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária.
  2. Ataca no frio: o ambiente mais frio apenas aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa, levando o paciente a acreditar que a doença “atacou” por causa do frio.
  3. Dor nas articulações significa reumatismo: dor articular é uma manifestação clínica como outra qualquer. Pode estar presente em diversas patologias sem qualquer relação com reumatismo.

Doenças reumáticas mais comuns

Artrite reumatoide

Dor, inchaço nas articulações, sensação de calor e vermelhidão por mais de quatro semanas são alguns dos sintomas. Segundo estudo da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, aproximadamente 55% dos pacientes têm diagnóstico tardio – o que pode levar à incapacidade física e funcional. Apesar da origem genética, sabe-se que fatores ambientais também podem desencadear a doença, como o tabagismo. Estima-se que afete aproximadamente 1,5% da população, principalmente mulheres.

Fibromialgia

Manifesta-se por meio de dores em todo o corpo, provocando muita fadiga. Diferente da artrose ou da artrite reumatoide, que apresentam deformidades e inflamações, seu diagnóstico é mais difícil. A Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que 3% dos brasileiros sofrem da fibromialgia.

Gota

Doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal. A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos, com maior incidência entre os de 40 a 50 anos – principalmente indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas com frequência. Apesar de ter relação direta com o ácido úrico, nem todas as pessoas que estiverem com essa taxa elevada desenvolverão gota.

Lúpus

É uma inflamação que ataca os rins, pulmões, pele e esqueleto. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes.

Osteoartrite (artrose)

A osteoartrite é o tipo de reumatismo mais frequente, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Tem certa preferência pelas mulheres, mas há localizações que ocorrem mais no sexo feminino, como mãos e joelhos, e outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). Por volta dos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30% a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

Fonte: Fonte: GauchaZH

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));