Tratamento da Fibromialgia: 10 Exercícios que Aliviam a Dor

Atualmente a Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Segundo alguns estudos, a prevalência é maior em mulheres entre 35 a 44 anos e geralmente os sintomas aparecem após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. O fator genético pode estar relacionado também, entretanto até agora não foi descoberto o gene causador da doença.

Pessoas procuram estúdios de pilates por diversos motivos podendo ser para condicionamento físico, melhora da qualidade de vida, crescimento saudável e para a reabilitação de dores, tendinites, hérnias e doenças crônicas, como é o caso do Pilates para a Fibromialgia.

Após alguns contatos com pacientes que possuem quadro de fibromialgia percebi que o principal sintoma comum em todos é de muita dor, sendo esta até mesmo tão intensa que impede o enfermo de praticar atividades simples e corriqueiras do dia a dia e muitas vezes quase não conseguem realizar alguns exercícios.

Portanto, nosso principal objetivo nos estúdios de pilates para com estes alunos/pacientes é promover o controle desta dor, oferecendo uma forma de tratamento alternativo (que não seja medicamentoso) e saudável.

Diagnosticando a Fibromialgia

O diagnóstico é clínico e baseado na dor do paciente, devendo esta ser difusa e presente há mais de três meses.

Para a confirmação do diagnóstico, usa-se como referência a palpação de 18 pontos anatômicos sendo positivo na presença de dor em 11 dos 18 pontos dolorosos.

Principais Sintomas

1) Dor crônica Generalizada: Principalmente no período da manhã que ocorre em ambos os lados do corpo, acima e abaixo da cintura, porém com ênfase maior na cervical, costas (região lombar) e membros inferiores.

A dor associada à fibromialgia muitas vezes é descrita como uma dor difícil de caracterizar, nem forte nem aguda, que poderíamos chamar de dor “cansada” e constante.

3) Dificuldades Cognitivas: Alguns alunos relatam dificuldade em memorizar algum lembrete ou falta de concentração com raciocínio prejudicado, assim como problemas de linguagem, tais como dificuldade para se recordar e falar palavras comuns.
4) Outros Problemas: Muitas pessoas que têm fibromialgia também podem apresentar dores de cabeça tensionais, disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.

 

Proporcionando Bem Estar ao Aluno com Fibromialgia

Limitações funcionais decorrentes da fibromialgia e do envelhecimento implicam em mudanças diretas no bem-estar e qualidade de vida.

A manutenção da independência física, psíquica e social, frequentemente impactadas pela fibromialgia, é importante na preservação da autonomia funcional e qualidade de vida destes pacientes, que são fatores importantes na manutenção de habilidades motoras e prevenção da dor.

Sabe-se que dentro dos tratamentos alternativos para a fibromialgia incluem exercícios físicos diários e, dentre eles o Método Pilates se destaca com uma boa opção para a doença, uma vez que são exercícios de baixo impacto para a articulação.

E tem como objetivo o alongamento da musculatura global, melhora da postura e fortalecimento dos músculos.

O Pilates, por se tratar de um método que oferece trabalho de resistência (molas/gravidade), embasado em uma filosofia de consciência corporal que busca harmonia entre corpo e mente, ele tem sido alvo de estudos científicos como atividade física para o paciente com fibromialgia.

Um dos motivos para justificar o Método Pilates na fibromialgia é proporcionar ao doente o aumento de neurotransmissores como a serotonina e o aumento de hormônios como o GH (hormônio do crescimento), além de outras alterações sistêmicas que contribuem diretamente para a melhora da dor, da qualidade do sono, da fadiga, da ansiedade e de outros sintomas.

Outro benefício do método é a possibilidade de socialização, contribuindo por influenciar positivamente alguns aspectos psicológicos.

Os exercícios no Método Pilates sempre serão executados com muita concentração. A atenção do aluno deverá ser voltada para quais músculos e partes do corpo estão realizando o movimento, trabalhando assim a propriocepção corporal.

A mente e o corpo trabalham sempre juntos para uma maior eficiência. Esta atenção direcionada permite que o aluno responda e trabalhe melhor a musculatura.

A concentração em cada movimento do corpo proporciona um aumento da propriocepção através de um contínuo feedback de respostas motoras, com isso, a Contrologia promove o recondicionamento físico, desenvolvendo um corpo uniforme e corrigindo posturas.

Dessa forma, cabe ao instrutor promover um feedback contínuo ao lado do aluno durante a sessão de Pilates uma vez que a mente e o corpo trabalham juntos.

Ele contribui positivamente na vida do paciente com fibromialgia e tem como benefícios:

  • Melhora da Flexibilidade do Corpo com ênfase em Tronco e Coluna Vertebral
  • Ganho de Força
  • Saúde em Geral
  • Equilíbrio
  • Postura
  • Coordenação
  • Respiração
  • Resistência Muscular Global principalmente as Abdominais

Avaliação Correta para Traçar Objetivos

Sabe-se que cada aluno com fibromialgia terá uma queixa específica de dor acentuada em um ponto/músculo específico.

Para isso, é muito importante o profissional realizar uma boa avaliação para assim, tratar especificamente a queixa do aluno, sempre visando proporcionar uma melhora do quadro ao final da aula.

No paciente com fibromialgia, o maior objetivo, além de aliviar a dor, é fornecer um ganho na flexibilidade através dos exercícios do método Pilates, o que contribui para um desempenho físico, reduzindo as necessidades de energia para o movimento das articulações.

Dessa maneira, diminuindo as tensões nos tecidos, e consequentemente evitando posições que exigem muito do aluno, e consequentemente reduz a fadiga precoce que prejudica a qualidade de vida deste paciente.

Exercícios para Combaterem a Dor

A maioria dos pacientes com fibromialgia chegam ao Studio com queixa de dor em cervical, coluna lombar e membros inferiores. Para isto, vou listar aqui dez exercícios principais que proporcionam bons resultados na dor deste paciente/aluno.

Costumo iniciar a aula enfatizando alongamentos de cadeia posterior. Com o intuito de promover um alívio mais rápido e eficaz das tensões musculares e dor do paciente com fibromialgia.

1) Spine Stretch

  • Mobiliza a coluna vertebral e alonga os músculos da cadeia posterior.
  • Pode ser realizado no Cadillac ou Solo.
  • Podem-se aplicar as variações facilitadoras ou dificultadoras, em pé ou sentado, dependendo da queixa de dor do aluno e do grau de mobilidade do mesmo.

2) Mermaid

  • Alonga os músculos da cadeia lateral do tronco.
  • O instrutor deve tomar cuidado para o aluno não tensionar os ombros.
  • Pode realizar no Cadillac, Reformer ou Solo

3) Rolling Back

  • Novamente temos a mobilização da coluna vertebral com ênfase na flexão e treino de controle abdominal.
  • O profissional deve enfatizar o enrolar e desenrolar de vértebra por vértebra da coluna.

4) Stretches Front

  • Alongando de frente no Barrel, com ênfase nos isquiotibiais.

5) Stretches Side

  • Alongamento lateral com ênfase adutor de quadril e rotadores de tronco.

Inicio com exercícios que priorizam o alongamento da coluna vertebral (desde cervical até lombar) e de toda cadeia posterior (geralmente são os músculos que os pacientes com fibromialgia mais se queixam de dor).

Então, sigo a sequência da aula priorizando o fortalecimento dos mesmos músculos buscando funcionalidade, aumento de mobilidade e um resultado positivo no controle da dor deste aluno/paciente.

6) Breathing (Ponte)

  • Neste exercício, fortalece os músculos abdominais, glúteo máximo e ao mesmo tempo mobiliza-se a coluna vertebral.
  • Também gosto de aplicar as variações deste exercício associando movimentações de membros superiores e/ou elevação de um membro inferior.

7) One Leg Up and Down

  • Pode realizar no Cadillac ou Solo.
  • Utilizando a barra torre do Cadillac, ou não, e podendo complementar o exercício com a faixa elástica.
  • Este exercício fortalece os músculos dos membros inferiores (quadríceps, iliopsoas, pectíneo e sartório).

8) Tower (Torre)

  • Fortalece os membros inferiores, paravertebrais, glúteos e alonga cadeia posterior.
  • Pode-se aplicar a variação realizando apenas com um membro e também elevando-se o quadril como na ponte.

9) Leg Series Supine (Lowers)

  • Neste exercício o aluno fortalece e alonga ao mesmo tempo os músculos isquiotibiais e o glúteo máximo.
  • Pode realizar o exercício com variações em círculos, tesoura e bicicleta, dependendo do paciente e seu grau de dificuldade.

10) Leg Series on Side (Up and Down)

  • Em decúbito lateral, fortalece e alonga os músculos do quadril (adutores, pectíneo e iliopesoas).
  • Pode ser realizado no Solo também.

Com esta sequência de exercícios descritos acima, você irá conseguir uma melhora significativa da dor em seus alunos/pacientes com fibromialgia.

Concluindo…

A Fibromialgia é uma patologia que acomete o corpo do ser humano podendo causar muita dor.

Por isso, quando um paciente/aluno possui fibromialgia é importante que ela faça um tratamento especializado na causa para que esta dor possa ser melhorada.

O Pilates é um Método que atua em diversas patologias reabilitando e melhorando o quadro clínico do paciente. Desta forma, o Pilates na fibromialgia é uma ótima escolha para nossos alunos ajudando no quadro de dor o reabilitando e permitindo uma melhora nas atividades de vida diária deste paciente.

Fonte: Comunidade F7

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 3.976 outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share
xfbml : true, version : 'v11.0' }); }; (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = 'https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk/xfbml.customerchat.js'; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));