Notícias ReumaBlogs

Síndrome de Sjogren e a secura vaginal

Hoje o papo é bastante íntimo, direcionado às pacientes que sofrem de Síndrome de Sjögren: como fica a função sexual de quem têm essa doença?

A Síndrome de Sjögren é conhecida como a Síndrome seca, pois um dos principais sintomas é a boca e os olhos secos.

Mas dificilmente se fala de uma região que também apresenta essa característica: a vagina.

Por terem menos lubrificação, as pacientes relatam muita dor e desconforto durante o ato sexual e, em função disso, acabam, muitas vezes, desenvolvendo um bloqueio com relação ao sexo.

Mas o pior é que a maioria das pacientes não trata essa questão simplesmente porque nunca discute esse assunto com seu médico!

De acordo com um estudo realizado alguns anos atrás, 67% dos pacientes nunca discutiram suas queixas sexuais com o seu reumatologista, apesar de 58% dos pacientes apresentarem disfunção sexual.  A razão mais comum para isso era que o reumatologista nunca tocou nesse assunto.

Então, aqui estou tocando nesse assunto com você! Se você está sofrendo com esse problema, saiba que lubrificantes podem ajudar, sim, mas existem outras soluções que podem auxiliar, sem dúvida a parceria com a ginecologia é muito importante.

Alguns medicamentos têm surgido no “arsenal” terapêutico, como é o caso do Abatacepte, medicamento usualmente utilizado em tratamento de pacientes com artrite reumatóoide.

No último congresso internacional de reumatologia foi apresentado um estudo sobre o uso desta medicação nesses casos.

Pode não ser ainda um tratamento definitivo, mas o que quero dizer é que existem alternativas para melhorar a qualidade de vida das pacientes com a Síndrome de Sjogren.

Não deixe a vergonha ou a falta de informação acabarem com a sua vida sexual. Procure informação!

Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ  – Consultório em Ipanema: (21)4111-4879

#REPOST @reumato.phd

Related posts

Você sabia que crianças e adolescentes podem sofrer de doenças reumáticas?

Priscila Torres

Workshop Juventude GARCE nas redes sociais – 2ª Edição

Priscila Torres

Urologista também é médico de mulher

Priscila Torres
Loading...