quarta-feira, dezembro 17, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Se prepare porque vai doer: 50% dos idosos sentem algum tipo de dor

por Priscila Torres
26/09/2019
em Notícias
Se prepare porque vai doer: 50% dos idosos sentem algum tipo de dor

O tempo cobra seu preço no corpo. O esforço de passar horas sentado e os movimentos repetitivos, por exemplo, funcionam como uma bomba relógio dentro de você. A explosão de todos os fatores costuma acontecer na terceira idade. A Sociedade Brasileira de Geriatria estima que até 50% dos idosos sentem dor. Se prepare porque pode doer, mas isso não significa banalizar os incômodos.

A presença da dor nos mais velhos pode ser explicada por questões naturais e exposições ao longo da vida. É o período em que as articulações e os órgãos começam a apresentar problemas resultados pelos usos. Também ocorre perda de massa óssea e fragilização dos ossos.

Nessa fase da vida, a absorção das células velhas aumenta e no sentido contrário vai a formação de novas células, o que torna os ossos mais porosos.  A chamada osteoporose aumenta a chances de fratura.

Os problemas mais comuns estão nas articulações, conexões entre os ossos que possibilitam a mobilidade. Na verdade, todos os idosos têm algum grau de artrose, doença que atinge as articulações, desgasta a cartilagem e pode danificar os ligamentos.

De 2015 até aqui, foram 2.430 internações provocadas por artrose em baianos com mais de 60 anos, calculou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a pedido da reportagem.

Como explicar

A frequência de atrose entre os idosos pode ser explicada estruturalmente. O desgaste da articulação ocorre pelo próprio uso, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria na Bahia, Léo Brandão.

A dor surge quando a proteção da articulação, basicamente composta por colágeno, é reduzida e o atrito entre os ossos se torna maior.  As grandes articulações, como joelhos, quadris e colunas, são as mais afetadas. Nos casos mais graves, quando as articulações perdem quase completamente a flexibilidade, a única opção é a substituição por próteses.

“O limite de quando vai começar a doer varia de paciente para paciente, que estilo de vida ele tem, qual é a alimentação. A gente pode envelhecer com artrose mas sem dor”, diz.

Foram necessárias três quedas para que Branca Hortélio, 84, entendesse que o seu limite de dor havia sido atingido.

Dói tudo

As dores de Branca surgiram aos 81 anos. A sensação de peso nas pernas e nos quadris e a dificuldade para andar revelariam, mais tarde, uma artrose nos nos dois lados do quadril. Antes, nunca havia sentido dores tão intensas. “Quando eu mexia na cama doía demais. Antes eu não sentia nenhuma dor, só essa”, lembra.

O problema, no caso dos idosos, também são as dores provocadas por outras dores. São as chamadas comorbidades, complicações como as quedas sofridas por Branca. Segundo a Sesab, foram 11,8 mil internações causadas por fraturas, quedas e lesões em partes do corpo entre 2015 a 2019.

“Além da doença dele, as comorbidades, pode levar o paciente à internação. O que acontece: à medida que você não trata uma doença crônica, a chance que você tem é de evoluir para uma doença pior”, detalha o reumatologista Marco Paschoalin.

Diagnosticando a dor

A dor pode e deve ser diagnosticada. A diferença da gravidade das dores entre idosos e pessoas mais jovens, na verdade, costuma ser associada à demora do diagnóstico. Isso porque as dores necessariamente indicam algum problema.

“É muito importante fazer a consulta direito. A gente ouve o paciente dizer que tem dor nas costas e precisa se perguntar o porquê”, diz o reumatologista Jamil Natour, especialista no estudo das doenças dos tecidos conjuntivos, como articulações, ossos e músculos.

No consultório na Avenida Juracy Magalhães, o geriatra Rômulo Luiz recebe idosos que se queixam da frequência das dores e complicações causadas por ela. Mas faz questão de frisar: “Nascer é sentir dor. É preconceito dizer que é coisa de idoso. Acho que temos que trabalhar isso e não atribuir que o idoso é amigo do reumatismo“.

Até porque, os baianos estão cada vez mais velhos. A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 2 milhões de idosos vivem na Bahia. Até 2060 o número deve mais que duplicar e chegar a 4,7 milhões de pessoas.

Músculo traz equilíbrio

O corpo funciona a partir de um equilíbrio entre partes fixas, ossos, e móveis, articulações. O músculo é um dos protetores naturais dessas camadas que possibilitam a locomoção. Por isso, a musculação e o exercício físico costumam ser indicados antes mesmo de começarem as dores, para todas as idades. “É uma questão estrutural, de equilíbrio da articulação, quando há musculatura mais bem preparada, a articulação vai sendo acionada quando necessário”, explica Léo Brandão, da SBG.

Dona Branca sai três vezes do apartamento onde vive, no bairro da Graça, para aulas de musculação. Não há pausa nem aos finais de semana. Às terças, sextas e sábados faz fisioterapia em casa. “Eu já fazia musculação antes. Se não fizesse antes então…”, brinca ela, que garante estar melho depois de intensificar a rotina.

“Melhor tratamento para idoso é programa de exercício de reabilitação, orientar todas as atividades. Todos os exercícios são benéficos. Alguns pacientes se beneficiam de certos tipos de exercício, então é preciso individualizar”, explica o reumatologista Fábio Jennings.

Os idosos não precisam ser submetidos a nenhuma restrição de treino. O que determina a intensidade da atividade, explica a educadora física Ariane Guimarães, é o estado clínico e físico de cada um.

“[Ele] precisa fazer um treino com intensidade para que obtenha ganhos relacionado a perdas morfológicas e funcionais, destacando o treino de força que ajuda no ganho de massa magra”, diz.

Se possível, é indicado que o idoso opte por academia e espaços onde possam ser acompanhados por instrutores.

A dor psicológica

Na raiz da dor, há um aspecto psicológico. Do ponto de vista social, falar da dor, para os idosos, pode significar ter voz num ambiente silenciador para os mais velhos. “Às vezes, é uma forma de voltar a atenção para ele”, explica Isabela Santos, psicóloga especialista em atenção à saúde do idoso.

O aspecto psicológico, no entanto, não inviabiliza a dor física. A psicóloga conta da existência de estudos que mostram o impacto do emocional no desconforto crônico, com a desregulação de neurotransmissores e hormônios. Ainda não há consenso científico.

“As escalas de dimensão de dor são muito subjetivas, as pessoas que classificam para essa dor. É difícil para a família e o médico validarem a dor”, justifica a psicóloga.

Hoje, nos consultórios, observa-se dois relatos comuns: um, o medo da dor, quando o idoso associa um desconforto a um hábito; outro, a associação de transtornos de humor com queixas de dor. A psicóloga frisa que a análise da dor deve ser sempre entendida como multifatorial. Em todas as idades.

Cai em 29% artrite reumatoide em idosos

A cadeira de rodas está guardada num canto da sala, no município de Ilhéus, Sul da Bahia. A aposentada Luzimar Souzar já consegue se manter de pé sozinha e retorna, aos poucos, à rotina que mantinha quando as articulações não haviam sido comprometidas pelas inflamações da artrite reumatoide. ”Meu joelho doía, tudo doía. Hoje, tomo banho sozinha, lavo louça não todo dia”, comemora.

O número de internações causadas por artrite começa a cair. Na Bahia, houve redução de 29%.  A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, surge quando o organismo começa a atacar a si próprio por causas ainda desconhecidas pela comunidade científica.

No ano de 2017, diz a Sesab, foram 133 internações causadas pela doença. Em 2018, 95. A diminuição é ligada a mudança de atitude do próprio idoso e de novos medicamentos.

Os imunobiológicos, que agem no sistema imunológico, de onde vem a doença, são os principais.

“Qual é a mudança? O alvo terapêutico foi mudado. Eu não me contento em tratar mais ou menos, eu tenho um objetivo, essa é a mudança no paradigma”, explica o reumatologista Marco Paschoalini.

Fonte: Correio 24 Horas

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Como gerenciar o uso de metotrexato em uma criança?

Próxima postagem

Batalhei e venci, agora tenho paz.

Relacionado Postagens

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

por Priscila Torres
17/12/2025

Uma nova alternativa para lidar com as noites em claro vai chegar em breve ao Brasil. A Agência Nacional de...

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

por Priscila Torres
17/12/2025

Ronald Klein estava andando de bicicleta pelo seu bairro em North Wales, Pensilvânia, em 2006, quando tentou subir um meio-fio....

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

por Priscila Torres
16/12/2025

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) participou, nesta sexta-feira (24), da cerimônia virtual promovida pelo...

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

por Priscila Torres
16/12/2025

Quem faz exercício com frequência tem, em geral, menor risco de morte. Mas a exposição a níveis elevados de poluição...

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

por Priscila Torres
15/12/2025

O Projeto de Lei (PL) 499/2025, do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), segue agora para...

A mente cansada do fim de ano: como driblar o esgotamento mental antes das festas

A mente cansada do fim de ano: como driblar o esgotamento mental antes das festas

por Priscila Torres
15/12/2025

Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, muitas pessoas não sentem apenas empolgação – sentem pressão, ansiedade e...

Próxima postagem
Batalhei e venci, agora tenho paz.

Batalhei e venci, agora tenho paz.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 74mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco