ReumaBlogs

Se a vida te deu um limão… Coma-o todinho! – Ele é ótimo para quem tem artrite reumatoide

Hoje é Dia Mundial da Saúde e Nutrição. Já falei várias vezes por aqui do quanto a alimentação é importante para a saúde como um todo.
Mas, quando se fala em doenças reumatológicas, três pontos são importantes:

1) “Alimentos anti-inflamatórios”: ajudam a reduzir as dores, pois auxiliam a diminuir as inflamações no organismo de uma maneira geral. São ricos em antioxidantes; alguns exemplos são as frutas cítricas, os alimentos ricos em ômega 3 (sardinha, amêndoas, castanha do Pará), alho, cebola, cogumelos, frutas vermelhas, ovos.

2) “Alimentos pró-inflamatórios”: ao contrário do item anterior, aqui listo alguns alimentos que podem estimular inflamações no corpo, como os ultraprocessados e industrializados, carne vermelha, sal, frituras, alimentos ricos em açúcar e as gorduras ruins. Quanto menos comer, melhor!

3) Alimentos que reforçam o sistema imunológico: esses são os grandes ‘trunfos’ da boa saúde! Eles estimulam nosso sistema de defesa, deixando-o mais forte e ativo. Aqui entram frutas (especialmente laranja, acerola, limão, goiaba, mamão e abacaxi), legumes e verduras (principalmente couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho, cenoura) e o leite e seus derivados desnatados e queijos brancos, como queijo ricota e cottage.

Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ

#REPOST @reumato.phd

Related posts

Síndrome de Sjogren e a secura vaginal

Priscila Torres

Artrite além das juntas – Anemia

Priscila Torres

Parâmetros – O que são?

Priscila Torres
Loading...